É preciso valorizar o professor


Publicado em 14 de outubro de 2016

Em 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor. Uma data importante, afinal, um país mais correto e justo sempre vai precisar do trabalho e do papel desse profissional.

É o professor que circula a educação e a cultura na sala de aula. Nenhuma outra profissão seria possível sem um mestre, sem alguém que a ensine. Não à toa, o profissional da educação é sempre bem visto e querido.

Por outro lado, não é valorizado. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em estudo recente, divulgou um dado preocupante: o salário do professor no Brasil está entre os piores do mundo.

Por essa razão, a função vem sendo desacreditada no país. Algo que ilustra isso foi divulgado no jornal “O Globo” desta semana: “Apenas 2% dos alunos do ensino médio querem fazer faculdade de Pedagogia”. Nesse ritmo, vamos ficar sem professores. Se nada mudar, o futuro da profissão fica cada vez mais complicado.

Especialistas dizem que a saída não é difícil. Aumentar salários, criar um plano de carreira justo e desenvolver cursos de formação são ações que precisam ser colocadas em prática. E para ontem. Valorizar o professor é o primeiro passo para uma sociedade mais consciente e menos desigual.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.