Economia começa a reabrir


Publicado em 29 de maio de 2020

O governador João Doria apresentou nesta semana um plano para reabrir a economia na quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos vão definir a reabertura, seguindo critérios médicos e epidemiológicos para que o sistema de saúde siga dando conta.

As normas do Estado autorizam prefeitos a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores, segundo as características dos cenários locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação de atividades autorizadas no plano.

Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando. A interdição total de espaços públicos permanece por tempo indeterminado, como teatros, cinemas e outros que geram aglomerações. A volta das aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do vírus. Mesmo com a reabertura, há a exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.

A população ainda precisa encarar o isolamento como meta para permitir que os serviços de saúde continuem com capacidade para atender os pacientes com covi-19 em enfermarias e UTIs.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.