Em novo livro, Heflinger Júnior escreve conto de fada real


Publicado em 2 de abril de 2021
História tem a Fazenda Ibicaba como cenário principal

História tem a Fazenda Ibicaba como cenário principal

Em 1851, Catharina Drenkhahn, uma jovem residente em Haby, aldeia situada no Kaiser Wilhelmskanal, distrito de Rendsburg-Eckernförde, estado de Schleswig-Holstein (hoje, norte da Alemanha), teve um caso e engravidou de um soldado dinamarquês chamado Niels Christensen. Os pais de Catharina expulsaram a filha de casa por causa da gravidez ilegítima. O soldado não queria saber da criança, que levou o mesmo nome da mãe. Sem muitas opções, Catharina Drenkhahn imigrou para o Brasil com a filha. Em 1853, enquanto trabalhava na empresa “Theodor Willie”, ligada ao ramo do café, instalada em Santos (SP), Catharina contraiu febre amarela e morreu, deixando a filha com dois anos incompletos. A pequena Catharina foi adotada por José Vergueiro, filho do senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, dono da célebre Fazenda Ibicaba, então situada em Limeira (SP), atualmente em Cordeirópolis (SP). Esse é o mote do 28º e mais recente livro, em edição bilíngue, de José Eduardo Heflinger Júnior: “Um Conto de Fada da Imigração Alemã”, que está sendo lançado neste mês com incentivo da Lei Rouanet, ação administrada pela Secretaria Especial da Cultura, sob direção do Ministério da Cidadania, e patrocínios da Cirúrgica Fernandes e da Usina Santa Lúcia.

Heflinger Júnior investiga e escreve sobre a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos – e o autor acalentava, há muito, o desejo de escrever a história de Catharina Drenkhahn e seus desdobramentos. “É uma história linda, realmente um conto de fada, que merece ser conhecido”, diz ele. “Catharina é adotada por essa ilustre família Vergueiro e ganha uma ótima educação. Ela vai se casar com um imigrante alemão, chamado Franz Detlef Brune, e acaba por ter nove filhos com ele, sendo a primogênita, Carlota Brune”. Os diários da imigração de Franz e os escritos de Carlota também fazem parte do livro e compõem um incrível painel histórico do período. Carlota conta, por exemplo, sobre visitas importantes na Fazenda Ibicaba, como as do imperador D. Pedro II, do mandarim Tong-King-Sing e do príncipe Heinrich, da Prússia. “A história prossegue com a volta da família Drenkhahn/Brune para a Alemanha, onde Carlota se casa com Albrecht Schmidt, destacado membro do partido nazista”, conta.
Carlota Schmidt, que morreu em 1965, dá nome ao banco de dados sobre a imigração europeia pelo sistema de parceria no Brasil: o “Carlota Schmidt Memorial Center”.

O Dr. Rudolf Schallenmüller, ex-Cônsul Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, é o autor do prefácio do livro e destaca a obra como um acontecimento de grande importância, tanto para a historiografia brasileira, quanto para a consciência político-social atual. Vale destacar o incrível acervo de fotos, ilustrações e documentos presentes no volume, constituindo, ao mesmo tempo, uma leitura apaixonante e um grande registro histórico.

O livro “Um Conto de Fada da Imigração Alemã” pode ser encontrado na banca IV Centenário da praça Toledo de Barros, em Limeira. Também pode ser comprado, em horário comercial, pelo Disk-Livro: (19) 3444-8810 ou 99643-2855 (apenas WhatsApp), com entrega grátis para a cidade de Limeira, ao custo de R$ 50,00.

Trata-se de um volume épico que cobre mais de 150 anos de História, que envolve a cidade de Limeira e de Cordeirópolis, a escravatura, a imigração alemã e o Sistema de Parceria, além da visão de personagens reais sobre o momento em que viviam.

Os comentários estão desativados.