Estudo aponta capacidade das represas de Iracemápolis

Iracema tem 20% de sua capacidade, mas municipal está com 100%


Publicado em 25 de julho de 2014
Represa Municipal tem 100% de sua capacidade, mas economizar é preciso (Foto Assessoria de Imprensa da PMI)

Represa Municipal tem 100% de sua capacidade, mas economizar é preciso (Foto Assessoria de Imprensa da PMI)

A Prefeitura solicitou um estudo para avaliar a situação das represas de Iracemápolis. De acordo com o professor de hidrologia da Unicamp, Hiroshi Paulo Yoshizane, a Represa Iracema possui atualmente apenas 20% de sua capacidade total. Enquanto a Represa Municipal, principal fonte de abastecimento, está com 100% de sua capacidade.

A Represa Iracema, contando com seu volume morte, possui hoje 170 milhões de litros. A municipal está com 749 milhões. O estudo também levantou o consumo diário do município. Segundo o professor, por dia, a cidade consome em média quatro milhões de litros. “Da forma que está, mesmo que não chovesse, a cidade seria abastecida por 178 dias, que é cerca de seis meses”, disse. Porém, o professor explica que há previsão de chuvas para os próximos dias.

Ele ressaltou também que o estudo não quer dizer que as pessoas não devem se preocupar em economizar, pelo contrário. “Neste ano vivemos uma estiagem atípica e é muito importante que o consumo seja feito de forma adequada”, comentou Hiroshi.

O estudo foi solicitado porque a represa Iracema teve uma queda em seu reservatório nos últimos meses. Os vereadores Valdir do Carmo e Valdenito Gonçalves de Almeira, PT, foram ao local e informaram ser possível andar sobre a represa. Nesta semana, os parlamentares divulgaram fotos da ação.

A represa da Boa Vista também foi estudada. De acordo o professor de hidrologia, ela tem ainda mais capacidade que as demais. “Ela tem um bilhão e 300 milhões de litros”, comentou. Somente essa represa tem capacidade para abastecer o município por três anos.

A Boa Vista ainda não manda água para as casas de Iracemápolis. Há cinco anos, foi iniciada a obra para que a empresa passasse a abastecer a cidade, mas os trabalhos pararam. Agora, os trabalhos no local devem recomeçar com uma nova empresa.

ECONOMIA

O prefeito Valmir Almeida (PT) informou que, com o estudo, é possível identificar a real situação das represas. Segundo ele, apesar dos dados serem positivos, a Prefeitura pretende continuar suas campanhas para economia de água.

A Prefeitura estuda se é necessário pedir que os moradores diminuam, em pelo menos 10%, o consumo. “Ainda não há nenhuma ação nesse sentido, mas se a população gastar de forma errada, iremos reforçar as medidas. A água é algo preciso e é preciso gastar de forma acertada”. A Prefeitura tem o projeto de construir um quarto reservatório.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.