Estudo mostra que chuva ficou abaixo do esperado em todos os meses

Testes da ETA avançam, mas cidade ainda pode ter racinamento de água


Publicado em 17 de outubro de 2014
Represa Municipal também está em situação crítica com nível baixo

Represa Municipal também está em situação crítica com nível baixo

Nesta semana, um relatório sobre a quantidade de chuva do ano em Iracemápolis foi entregue à Prefeitura e vereadores. O material foi entregue pelo professor de hidrologia da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), Hiroshi Paulo Yoshizane, que acompanha o nível das represas de Iracemápolis, em apoio à prefeitura.

A precipitação, encontrada no gráfico, é o esperado para chover. Em janeiro deste ano era 245 milímetros e a chuva ficou em 170.4, 30,5% abaixo do esperado. Em fevereiro, o esperado era 176 mm, mas choveu 64, 63,6% a menos.

Estudo demonstrado em gráfico aponta que chuvas não atingiram o esperado em Iracemápolis

Estudo demonstrado em gráfico aponta que chuvas não atingiram o esperado em Iracemápolis

Março foi melhor. O esperado era 147mm e a chuva ficou em 97.8, 33,5% abaixo. Em abril choveu 29% a menos, a precipitação era de 73mm mas a chuva foi de 51.8. Em maio o dado era de 70mm e choveu 45.2, 35% menos. O pior mês, junho, tinha a precipitação de 44 mm e choveu 85% menos, sendo 3. Julho tinha a precipitação 34 mm e choveu 19.8, 29% a menos. Em agosto choveu 0.3, 41% menos que o esperado que era 32 mm. Em setembro choveu 75.2, 8.3% a menos que o esperado, que era 82. A fonte dos dados é INMET/CFS/Interpolação e a média é feita a partir de dados observados por 30 anos.

De acordo com a Prefeitura, a possibilidade de racionamento, ainda é avaliada. De acordo com uma nota, os testes para captar água da Boa Vista têm dado certo, mas ainda faltam alguns dias para ter certeza da possibilidade do transporte da água. A decisão sobre o racionamento deve ocorrer até o final de semana.

REPRESAS

Sem chuva, a Represa Iracema deixou de abastecer o município há mais de um mês e, segundo a prefeitura, a Represa Municipal pode suportar apenas mais um mês de abastecimento. No local, onde havia água com fartura, agora é chão. Em algumas partes o solo está rachado devido à sequidão.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.