Exames confirmam morte por febre maculosa no município

Morador faleceu no início de novembro e havia pescado em uma represa de área particular


Publicado em 5 de dezembro de 2014

Os exames realizados confirmaram que um iracemapolense morreu após ter contraído febre maculosa, segundo informações da Prefeitura de Iracemápolis. O iracemapolense, de 45 anos, faleceu no início de novembro e a confirmação da causa era aguardada.

Em nota, a Prefeitura informou que o homem foi contaminado por um carrapato que estava em uma represa que fica na área rural entre as cidades de Piracicaba e Rio Claro, de propriedade particular.

Apesar desta represa não pertencer ao município, a Prefeitura ressalta a importância da população não frequentar as represas municipais, especialmente a Iracema. Isso porque, nesses locais, há crescente aparição de capivaras.

O morador que faleceu foi atendido em um hospital particular de Limeira e todos os exames foram realizados. Desde que a crise hídrica começou, muitos populares têm ido às represas. Alguns, até buscam ter contato com a água. A principal orientação é evitar a região. Há ainda moradores que levam animais de estimação ao local, o que também não é recomendado.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela das capivaras, mas que também pode ser encontrado em cavalos. A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de sintomas, um médico deve ser procurado.

OUTRO CASO

Na mesma semana da morte, um homem foi internado na Santa Casa de Limeira com a mesma suspeita. Segundo a Prefeitura, esses exames também ficaram prontos e o resultado deu negativo. Esse morador estava com toxoplasmose e se recupera bem.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.