Extinto Extintor


Publicado em 23 de janeiro de 2015

Pedro Alegório Francisco da Silva saiu de casa com o sorriso na testa naquela manhã. Morador de Iracemápolis funcionou seu Corcel Bege 73 e rumou para cidade de Limeira onde pretendia trocar seu fiel automóvel de 41 anos por um Gol zero quilómetros. Seu sonho sempre foi ter um carro zero. Amava seu Corcel. Se tivesse condições ficaria com os dois. Mas a vida é difícil e muitas vezes temos que optar por uma ou outra situação, mesmo que isso doa fundo no coração.

Era dia vinte de janeiro de 2015 e nessa semana uma blitz da polícia rodoviária estava a pleno vapor na altura do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, mais conhecido como ISCA.

O policial Rafael Loretto, um “guarda roupa” de quase dois metros tem formação em Engenharia Química. Em tempos de pouca oferta de emprego prestou concurso e ingressou na corporação da polícia rodoviária. Hoje trabalha na região de Piracicaba. Postado em frente a sua viatura observava o movimento com seu imponente binóculo LUGAN Gladiator 25-125×80 BS- Triplet quando as lentes captaram um Corcel Bege 73 descendo as rotatórias em frente ao novo condomínio de alto luxo na descida do “Choa”. O condutor do veículo aparentava ser um senhor “de idade”, moreno, cabelos grisalhos.

Loretto abordou o Corcel que imediatamente estacionou no acostamento. Segue o diálogo travado entre policial e condutor:

Loretto: Bom dia, documentos do veículo e do senhor, por favor!

Pedro: Sim senhor!

Loretto: Seus documentos estão em ordem meu senhor. Vou fazer alguns testes no veículo. Lanternas? Faróis? Limpador de para-brisa? Estado dos pneus?

Loretto: Tudo impecável. O extintor, o senhor pode me passar para verificação do vencimento?

Pedro: Não senhor, porque o extintor venceu semana passada.

Loretto: Dessa forma serei obrigado a autuá-lo.

(Caro leitor, as próximas palavras leia imaginando o sotaque Pernambucano)

Pedro: Seu guarda permita-me dizer algumas palavrinhas antes. Vim de Pernambuco em 1962, tenho 69 anos e labutei minha vida toda para conseguir estudar meus dois filhos, um Jornalista e uma bibliotecária. Sou honesto e sempre prezei por uma vida justa como o senhor pode comprovar nos meus documentos. Agora as autoridades baixam uma lei sem antes preparar o terreno. Passei em todos os postos da região, inclusive na loja Carverex em Limeira, especializada em extintor AB, ABC, o abecedário inteiro. O problema é que o “bichinho”, o extintor está em extinção, o senhor não acha nem aqui nem na China. Só por encomenda. É um absurdo. Estou indo buscar meu sonho, um carrinho zero e…..

Loretto: Pode seguir viagem meu senhor, tenha um bom dia.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.