Extratos da pandemia


Publicado em 21 de maio de 2021

A partir da próxima segunda-feira, os estabelecimentos comerciais poderão receber mais clientes. O limite passará para 40% da capacidade, conforme anunciado pelo governador João Doria, e não mais 30%, como atualmente. Foi a única mudança em relação ao que existe hoje, com a fase de transição prorrogada até 31 de maio.

É só para inglês ver, como diz o ditado? Em muitos lugares, sim. Aqui mesmo em Iracemápolis, conforme mostrado pela população à exaustão nas redes sociais, tem ponto que vive aglomerado, com bem mais de 30 por cento da capacidade. Na semana passada, até um show foi anunciado. Com início previsto para a tarde, lotou. À noite, após bombar vídeos de moradores indignados, providências foram tomadas.

Independente disso, até porque não é exclusividade da nossa cidade — estamos num país em que até o presidente da República promove aglomerações —, as mudanças do Plano SP foram anunciadas mesmo com o aumento de casos e internações em UTIs. Nesta semana, a taxa de ocupação de leitos paulistas ficou em 80%, em média.

Os atuais dados sobre a covid-19 no estado preocupam os médicos, que temem uma terceira onda da doença ainda mais forte do que a anterior. Por ora, vamos parabenizar os comércios que realmente cumprem as normas sanitárias (são a maioria). E lamentar a insensatez daqueles poucos que não cumprem. Infelizmente, esses poucos acabam contribuindo para a infecção de muitas pessoas e para o prolongamento da pandemia.

Os comentários estão desativados.