Fábio Zuza tem as contas de 2017 aprovadas

Análise do Tribunal é de que prefeito faz gestão equilibrada e melhora índices importantes; parecer será enviado à Câmara


Publicado em 6 de setembro de 2019

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deu parecer favorável as contas públicas de 2017 da Prefeitura de Iracemápolis, sob gestão do prefeito Fábio Zuza, em audiência realizada nesta semana.

Na terça-feira (3), a corte, ao analisar as contas, observou que o município vinha em condições financeiras ruins nos anos de 2015 e 2016, quando as contas da Prefeitura foram reprovadas pelo TCE, e que houve melhora em 2017 em índices importantes.

“Esse é o espírito da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não dá para fazer milagres [em função da falta de recursos financeiros]. Mas o administrador tomou providências, reconduziu e melhorou a situação da cidade”, disseram os desembargadores, em resumo.

EQUILÍBRIO

A aprovação das contas de 2017 foi comemorada pelo corpo técnico de servidores da Prefeitura. O sentimento é de que se trata de uma conquista da gestão como um todo, fruto do esforço de vários setores municipais, que entenderam a importância de fazer ajustes e cortar gastos para as contas fecharem no final do ano.

Em Iracemápolis, a Prefeitura tem adequado gastos com hora-extra, telefone, energia elétrica e alugueis, por exemplo, e fez ajustes difíceis para ampliar o controle sobre a merenda e sobre medicamentos.

As viagens dos carros públicos começaram a ser monitoradas por meio de GPS, o que ampliou o controle sobre combustíveis, e houve 100% de corte nas gratificações dadas aos cargos comissionados, algo comum até 2016.

O prefeito Fábio Zuza comentou a decisão. “Penso que, diante do cenário financeiro difícil que encontramos, não houve omissão da gestão. Nossa equipe agiu e fez os ajustes necessários, melhorando as contas públicas. E ainda há muito a se fazer”.

Atendendo o que determina a Lei, o parecer do Tribunal de Contas será enviado agora à Câmara Municipal de Iracemápolis para apreciação dos vereadores.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.