Falando da Cidade – 09 de outubro de 2015


Publicado em 9 de outubro de 2015

Assunto da Semana

A tal da reorganização escolar foi sem sombra de dúvidas o assunto mais comentado nas rodas de conversa batepaulescas. A ideia da Secretaria Estadual de Educação em agrupar os ciclos com estudantes de idades próximas tem desagradado aos professores, alunos e pais de alunos.

Mudar é Bom

O ensino nas escolas públicas paulistas vem a muitos anos deixando a desejar, principalmente depois da malfadada “Progressão Continuada”. Então penso que talvez seja um choque necessário para que todos saiam da zona de conforto.

Exigir Condições

Já que a reorganização é quase certa, é obrigação das autoridades acertarem todos os detalhes para que este impacto seja positivo. Um dos maiores desafios será quanto ao deslocamento de centenas de jovens de um bairro para outro; a questão de projetos em desenvolvimento também tem que ser levado em conta.

Deixa que eu Deixo!

Agora o que tem de político querendo pegar carona nesta história num tá no gibi. Sendo que na verdade a decisão será tomada nos gabinetes refrigerados das pastas da Educação.

Foi com Ele

Semana passada foi publicada neste espaço a foto do saudoso Tião do Lenço, que tinha além do lenço no pescoço, uma cabeça de boi que prendia sua marca registrada. Era uma peça muito querida pelo Tião, e admirada por muitos iracemapolitanos, e como foi feita a pergunta onde está a Cabeça do Boi; uma de suas sobrinha me procurou para esclarecer que o acessório do Tião foi para a Avenida da Saudade junto com ele.

Desrespeito aos Pedestres

Motoqueiros Abusados não querem andar 300 metros a mais na rua Jerônimo Ometto no jardim Lazaro Honório e acabam acessando a avenida pela rampa exclusiva para pedestres; um obstáculo instalado no local faria com que esta pratica acabasse. O custo seria irrisório, e os benefícios gigantes.

Sem Calçadas

O desafio entre pedestres e veículos nas ruas Jose Modenez e Jerônimo Ometto continuam. Até hoje os pedestres tem conseguido desviar dos motorizados, infelizmente só serão tomadas após uma tragédia.

Dia de Feira

Após décadas de espera, teremos a partir de amanhã uma feira livre em Iracemápolis. Como a feira acontecerá na rua Pedro M. Bertanha do Lázaro Honório, o JL Zuin já está pregando aos quatro cantos da cidade que agora mora na Rua da Feira. Que fase.

Eleição do Conselho

O pleito para escolha dos novos conselheiros tutelares levou quase 1.500 pessoas às urnas. Esta eleição fez também que eu mudasse de posicionamento quanto ao voto ser facultativo (pensamento que sempre defendi); no Brasil realmente o voto ainda precisa ser obrigatório (infelizmente).

Há Dez Anos

Era reinaugurado após uma grande reforma os banheiros da Praça da Matriz; infelizmente quando fizeram tal reforma não pensaram na falta de acessibilidade do local.

Futebol, Alegria do Povo!

Semana passada muitos parmeristas ficaram bravos comigo por eu ter escrito que tinha juiz ajudando o Palestra contra o Inter; mas contra o Chapecó ver jogador ser desexpulso foi fato inédito no futebol. Se bem que não adiantou muito o tal Egídio voltar do vestiário. E começou a contagem regressiva para o Timão levantar o caneco, segundo os matemáticos de Harvard faltam só cinco jogos para o sexto título da Fiel.

“Se o momento é de crise, não te perturbes, segue… serve e ora, esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo. Silencia e abençoa, a verdade tem voz.” Chico Xavier

Túnel do Tempo

Ameriquinha-retorno-a-divisao-de-elite-do-amador-da-liga

Há duas semanas o América comemorou o retorno à divisão de elite do amador da liga após o revés do ano passado; este foi o primeiro rebaixamento do time vermelho após o acesso conquistado em 1994 com um título de campeão invicto, por esta equipe formada por verdadeiros boleiros que estão na história do esporte bretão de Bate-Pau.

Neste retrato vemos que o Zé Carlos do clube foi o técnico que comandou o Ameriquinha, que o saudoso Morcego era o goleiro, e o time era composto por Tutinha, Celino Dias, Reinaldo que também nos deixou prematuramente, Neilão, Edvaldo, Piló que era um misto de jogador e cantor, Evandro Rozini, Ricardo Kekinha e Keka, Tónhão Fedatto (a menina no colo não foi identificada) e Zélão Fedatto .

Segurando seus instrumentos de trabalho vemos o massagista Pilape, o lendário guerreiro Celinho com seu filho Gustavo entre as pernas, Fabinho Eugênio que quase nunca viu um cartão vermelho, Juninho, Betinho Juquiá, o highlander Emerson Manfredi, e o trio que arrepiava as zagas adversárias, Robertinho, Andrézinho e Vagninho Aiello.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.