Falando da Cidade – 16 de outubro de 2015


Publicado em 16 de outubro de 2015

Assunto da Semana

Desde o final da semana passada que uma capivara foi vista na parte de baixo do dique da Lagoa dos Patos, ela também foi vista passeando perto da pinguela do velório, e circulando pelo parque. Já tinha gente colocando nomes na roedora.

Capturada e Reintegrada

Para tranquilidade dos que frequentam o local, e também do animal, a capivara foi capturada e posta em liberdade nas matas da represa. O medo do carrapato estrela que se hospeda neste tipo de animal, deixou a população em polvorosa depois de três óbitos em menos de um ano em Terras de Iracema.

Rebatizando a Lagoa

Com os patos cada vez em menor quantidade, e agora com o aparecimento de capivara, logo a Lagoa dos Patos passará a ser o Ninho da Capivara.

Falando no Parque

Desde que assumiu a cadeira principal do Prédio Jose Chinellato, o Senhor Almeida tem planos para revitalizar o Centro de Lazer. Houve um desassoreamento sem resultado efetivo; algumas promessas de verba, que não foram concretizadas; estudos para melhorar a iluminação; e muitas desculpas que não são mais digeridas pelos iracemapolitanos.

Foi o Bicho

Esta semana outra polêmica levantada na cidade foi sobre os animais que vieram junto com o circo que se instalou em terras iracemapolitanas. Protetores dos animais rapidamente procuraram informações se os animais eram usados nos espetáculos; o que contraria leis estaduais. Foi esclarecido que os animais são de estimação dos proprietários do circo.

Festa no Picadeiro

E com isto vamos comparecer aos espetáculos desta arte cada vez mais rara em nossa cidade. O circo esta montado ao lado da quadra Rangel Zuza no Lázaro Honório.

Pra Pensar

Se as companhias telefônicas pagam uma quantia razoável para instalar suas antenas pela cidade; quanto àquela antena próximo às duas torres de água, do Jardim Cidade Nova, que ficam em um terreno público; será que algum valor é repassado aos cofres da cidade?

Nossa Feira

Você prestigiou a volta da feira-livre? Se assim como eu, você não pôde ir à feira, reserve alguns minutos de amanhã para isto. Os que foram disseram que estava muito bacana.

Há Dez Anos . . .

. . . a matéria de capa deste jornal mostrava que as autoridades se mostravam preocupadas com o nível baixo de nossas represas.

Futebol, alegria do povo!

Faltando poucas rodadas para o final do Brasileirão, o título caminha a passos largos para o Parque São Jorge. A disputa mais emocionante ficará mesmo para o quarto lugar, já que com a vitória sobre o palestra, até a Ponte Preta entrou no páreo.

E no Veteranos de Bate-Pau, o amigo Rena Evangelista promete que este é o último ano que disputa o certame pois não aguenta mais perder para o Santo Antônio. Como diria o J.L. Zuin; – Que fase.

Moleque(a) de Bate-Pau

Ir no bar do Varenga comprar chiclete de tatuagem para colocar no braço; mascar um pouco o chiclete pelos gramados da Praça da Matriz procurando um buraco no meio da grama; enrolar o chiclete em um pedaço de linha e colocar na toca para que a aranha subisse grudada no mesmo; colocar a aranha em um pote vazio de maionese. Se você fez isto com certeza você foi moleque (a) do Bate-Pau.

“… que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.” Ariano Suassuna

Túnel do Tempo

Bene-do-cartorio-eleitoral--Taisa-Tetzner-e-Andreza-Bortolan

Há dois anos não é mais realizado o Desfile de Cavaleiros da Festa do Peão, porque o mesmo tomou proporções que fogem do seu conceito original que era mostrar à população o amor, carinho e dedicação que os peões tinham com seus animais.

O desfile não era somente enfileirar bois e cavalos soltos pelas ruas da cidade. Uma das responsáveis pela organização e produção do desfile era a Bêne do cartório eleitoral, que também cuidava dos ensaios e figurinos das Princesas da festa. Neste retrato de 1991 vemos a polivalente Bêne sentada ao lado do cavaleiro que não consegui identificar, no mesmo carro ainda vemos Taísa Tetzner e Andreza Bortolan vestidas à caráter para o evento.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.