Fazer um som


Publicado em 4 de dezembro de 2015

Uma das coisas mais legais em tocar um instrumento é reunir os amigos para “fazer um som”. Não precisa ser para fazer dinheiro, ensaiar para algum concerto ou de repente gravar um disco. Embora tudo isso seja interessante, o legal na atitude é pura e simplesmente tocar, plugar os instrumentos e ver no que vai dar. É o que muita gente costuma chamar de “Jam”.

Jam é uma palavra com muitos significados. Pode ser tanta coisa! Se você pesquisar por ela na internet, vai encontrar definições como: se divertir, relaxar, não esquentar a cabeça. Para fazer este texto, fiz o teste e vi que um usuário do Yahoo dos EUA respondeu sobre o tema da seguinte forma: “independente de todos os problemas que temos hoje em dia, você pode seguir em frente, dançar e se divertir”.

Dando um Google, o primeiro resultado é do Wikipédia, que diz: “Em música popular, Jam significa tocar sem saber o que vem à frente, de improvisação. Nos clubes de jazz é comum que, após o número principal, os músicos presentes sejam convidados a subir ao palco e tocar com a banda sem ensaio prévio, prática conhecida no Brasil como dar uma canja”.

Aprendi cedo a tocar bateria e desde então fui fazendo os meus amigos de Jam. A gente costuma se reunir vez ou outra para passar um tempo brincando com os instrumentos. É uma terapia e tanto porque, acima de tudo, não é teoria, é prática!

O que quero dizer com este texto? Talvez nada, a não ser isto: se você está a fim de aprender um instrumento, seja violão, violino, piano ou qualquer outro, vá em frente! Música é tudo de bom, independente se você a faz ou não profissionalmente. O mais legal nisso tudo é pura e simplesmente “fazer um som”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.