Febre maculosa aparece na região e Saúde orienta sobre doença


Publicado em 5 de setembro de 2014

Apesar de Iracemápolis não ter registrado nenhum caso de febre maculosa, alguma cidades da região, como Americana e Piracicaba, já registraram morte em decorrência da doença. Em virtude disso, a Secretaria de Saúde começou a orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar este problema.

Na última quinta-feira, os profissionais da saúde participaram de uma capacitação sobre a febre maculosa Brasileira, na ESALQ. Lá, a equipe pode conhecer a realidade dos municípios vizinhos e quais são as medidas que devem ser tomadas caso a cidade venha registrar algum caso da doença.

De acordo com a Secretaria, a ação de orientar e alertar a população é necessária já que o diagnóstico precoce da doença faz toda diferença no tratamento. Os sintomas são bem parecidos com o da gripe e quanto mais rápido for o diagnóstico, maior é a probabilidade de cura. O tratamento é simples, porém, se não diagnosticada corretamente evolui para o óbito rapidamente.

A Secretaria orienta a população a não esmagar carrapatos com as mãos ou unhas, pois é possível adquirir a doença através de pequenos ferimentos na pele. O ideal é utilizar uma pinça; no caso de ter contato com áreas de risco, a indicação é usar roupas claras para melhor visualizar os carrapatos, atentar com calça comprida e utilizar botas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3456-3867 ou 3456-3555.

A DOENÇA

A febre maculosa é uma doença febril causada por uma bactéria através do carrapato estrela também conhecido como carrapato de cavalo. O micuim é a larva do carrapato estrela e também pode transmitir a doença. Esta bactéria é encontrada no sangue do cavalo, boi, capivara, cão, aves, gato, coelho, etc. Para ocorrer à transmissão da doença é necessário que o carrapato fique grudado na pele no período de 4 a 6 horas.

COMO PREVENIR

Não caminhe por locais infestados por carrapatos; evite lugares de pastagem de animais e beiras de rio; mantenha o mato e a grama bem rente ao chão; mantenha os animais domésticos sempre limpos, dentro do próprio quintal; mantenha o forro da casa livre de aves (que transportam o micuim para as residências) e procure orientação veterinária para o controle adequado dos carrapatos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.