Feliz Páscoa!


Publicado em 14 de abril de 2017

O próximo domingo é Páscoa.Quando é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo.

A data religiosa na verdade foi instituída muito antes de Cristo. De acordo com a bíblia, originalmente chamada de “Pessach”, que no hebraico significa passagem, a Páscoa foi instituída quando os hebreus deixaram o Egito sob a liderança de Moisés rumo à terra que Deus os havia prometido dar. E Deus mandou que antes de sair do Egito, os hebreus celebrassem a primeira Páscoa.

Curiosamente as comidas desta festa nada tinham de doce: a “Pessach” ela celebrada com ervas amargas que lembravam a amargura do sofrimento do qual Deus livrou seu povo. O Novo Testamento diz que Jesus ressuscitou no domingo de Páscoa e por isso comemorara-se nesta data a morte e ressurreição de Jesus.

Mas de onde vem a ligação da Páscoa com o coelhinho e os ovos de chocolate? Da mesma fonte onde surgiram os presentes de natal: o comércio.

A Páscoa, assim como o Natal, é uma data religiosa que chama mais atenção pelo lado “comercial” do que propriamente pelo seu real significado. As crianças são ensinadas desde cedo a esperar pelo coelhinho que traz ovos de chocolate e não a celebrar a morte e ressurreição de Cristo. O comércio agradece. O propósito se perde.

É claro que não há problema em presentear-nos uns aos outros com ovos de chocolate (que são muito saborosos, por sinal). A questão é que entre coelhos e chocolates é preciso resgatar a essência desta data que nos fala de esperança, de resgate em meio as lutas da vida.

A Páscoa é a celebração do amor. Do maior de todos os amores. Do amor de Jesus, que morreu pela humanidade e ressuscitou trazendo esperança. Em tempos de tanta maldade, de guerras, violência e corrupção, é preciso aproveitar essa data para chamar a atenção para o amor e a esperança. Ainda que as comemorações sejam regadas a muito chocolate, que não se perca nisso tudo a essência do amor de Deus.

Feliz Páscoa!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.