Festa do Peão


Publicado em 7 de maio de 2021

Assunto da Semana

Ainda seguindo na linha de resgatarmos fatos marcantes na história de Iracemápolis; como estamos em período das festividades do município, vamos relembrar coisas bacanas que o 03 de maio traz às nossas lembranças.

Cartaz de Festividades

Assim que começavam a serem afixados os cartazes com as atrações das festividades do município, nos reuníamos em volta para saber que evento seria imperdível.

Festa do Peão

Apesar de terem existido dezenas de edições da Festa do Peão, uma que até hoje é muito lembrada é a que aconteceu no campo do América, com a direito a montarias, mesa da amargura, pega do leitão ensebado; mas o que mais o povo lembra é o boi derrubando o alambrado num verdadeiro dominó.

Desfile de Cavaleiros

E se tinha Festa do Peão, uma semana antes acontecia o Desfile de Cavaleiros onde centenas de peões ornamentavam cavalos, bois, e até búfalos para uma cavalgada pelas ruas de Iracemápolis.

Grandes Shows

Houveram shows homéricos na Praça da Matriz; Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Almir Sater dentre outros, mas acho que nada superou o show de Chitãozinho e Xororó que aconteceu no fim dos anos 80.

Corridas de Kart

As ruas do Jardim Iracema se transformavam num verdadeiro circuito de Mônaco; kartinhos com motores dois tempos faziam muito barulho e muita fumaça, num espetáculo de ultrapassagens e risco para o público que ficava amontoado nas curvas para acompanhar os momentos mais emocionantes.

Desfiles Cívicos

O dia 03 de Maio era certeza de milhares de pessoas na Praça da Matriz para acompanhar o desfile cívico; escolas se esforçavam para mostrar algo diferente e chamar a atenção do público; as fanfarras marcavam o compasso das marchas dos alunos; ambulantes oferecendo as mais variadas gamas de brinquedos artesanais e balões coloridos.

Competições Amadoras

Este período era quando os truqueiros, bochistas, malhistas podiam requerer a posição de rei da modalidade; tudo isto ocorria no salão grande do Centro de Lazer que tinha toda estrutura para estes esportes.

Gincanas

Outro evento que reunia centenas de pessoas eram as gincanas entre grupos de amigos; as brincadeiras começavam cedo, e as tarefas eram as mais inusitadas possíveis, como convencer determinada pessoa a raspar o bigode, ou arrecadar mais donativos; as equipes ganhavam pontos e no final todos se divertiam.

FEIRCA

O Festival Iracemapolense da Canção acontecia no Cine Iracema, e trazia bandas e músicos de todo o estado; os batepaulenses não faziam feio e sempre tinha uma banda que se destacava no festival.

Inaugurações

Costumeiramente as inaugurações de espaços públicos eram programados para ocorrerem nas festividades do munícipio; uma que me recordo muito bem foi quando o Sergio Reis fez um show para inaugurar o Ginásio de Esportes.

Esquadrilha da Fumaça

Dentre as muitas atrações, eu particularmente sempre torcia para que a Esquadrilha da Fumaça estivesse presente.

Túnel do Tempo

No dia 03 de Maio de 1955 aconteceu a primeira corrida de pedestres em Iracemápolis para comemorar o primeiro aniversário da Princesa do Sudeste do Brasil, não há muitos registros do fato, mas o importante é que meu tio Tiãzinho Guarino foi o vencedor daquela prova como podemos ver no retrato feito para a posteridade.

Corrida_de_1_ano_de_iracemapolis_vencedor_tio_Tião

Os comentários estão desativados.