Filme sobre Pedofilia na Igreja vence o ‘Oscar’


Publicado em 4 de março de 2016

Existem vários gêneros de filmes. Ação, aventura, drama, comédia, entre outros. ‘Noventa e nove vírgula nove por cento’ do mercado, ou do circuito comercial de filmes são de entretenimento. Para confirmar tal fato basta ir a uma vídeo locadora, ou ligar a TV. Nada contra. Poderia listar aqui uma infinidade de ótimos filmes desse gênero. O problema é o peso na balança, ou seja, a questão aqui é quando se torna perceptível o gosto quase unanime da população por apenas um tipo de filme. Temos direito a nos divertir é verdade. Trabalhamos e suamos a camisa e então quem vai querer assistir um filme que trata de temas polêmicos e que nos leva a refletir sobre a sociedade e nossas imperfeições?

‘Spotlight – Segredos revelados’ acaba de vencer o maior prêmio cinematográfico do mundo, o ‘Oscar’ de melhor filme oferecido pela ‘Academia de Artes e Ciências Cinematográficas’. Não vou discutir aqui a questão da indústria cinematográfica, a academia em si e o monopólio ‘Hollywoodiano’, leia-se americano.

Já é suficiente e salta aos olhos o fato de um filme atípico vencer um festival de tamanho alcance mundial. ‘Spotlight’ é uma aula de jornalismo. Em tempos de tanta informação instantânea, principalmente com o advento da linguagem on-line, sem aprofundamento, sem apuração, sem investigação, o filme vem lembrar o princípio fundamental do jornalismo que deveria ser, pelo menos em tese, o árbitro social e porta-voz da opinião pública.

Por se tratar de uma história real o filme se torna ainda mais significante. O drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

‘Spotlight’ deveria ser assistido sim pela totalidade da sociedade. Serviria para refletirmos de que forma as instituições, não só as religiosas, lidam com seus problemas internos, principalmente quando esse problema pode denegrir a imagem da mesma no âmbito social. Infelizmente, a maior parcela da população vive a margem desse tipo de informação.

Como termômetro podemos verificar as bilheterias dos cinemas no Brasil: Alvin e os Esquilos: na estrada (324 mil espectadores), Vai que Dá Certo 2 (241 mil espectadores). ‘Spotlight – Segredos Revelados’ levou 49 mil pessoas aos cinemas. O Bom Dinossauro estreou com 793 mil expectadores. Pois é, ‘O Bom Dinossauro’ tem feito mais sucesso do que o ‘Mau Padre’! E assim caminha a humanidade!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.