Fofinho ou obeso?


Publicado em 25 de abril de 2014

Bom dia pessoal. Hoje iremos falar sobre os problemas que a obesidade pode causar em nossos animais.

De um modo geral, o canino e o felino são saudáveis e estarão no peso ideal se:

– suas costelas puderem ser facilmente apalpáveis,
– houver apenas uma fina camada de gordura sobre a pele,
– sua cintura for bem visível e sua barriga não for muito proeminente.

Os perigos causados pela obesidade são inúmeros, como exemplos podemos citar: problemas respiratórios, sofrimento em clima quente, sobrecargas nas articulações, diabete, menor resistência em caso de cirurgias, sobrecarga para o coração, pulmões, fígado, rins, ressecamento da pele, menor resistência a doenças em geral.

Considero que o excesso de alimento prejudica o animal na mesma proporção, ou se não maior, que a falta deste. E a obesidade não aparece de repente e nem se cura de repente.
Causas da obesidade animal

Algumas raças de cães já possuem uma predisposição ao ganho de peso excessivo e devem ser bem vigiadas neste sentido, como labrador retriever, beagle, buldogue, rotweiller, basset hound e dachshund. Já nos felinos o problema é a castração e baixa atividade física.

Mas a causa mais óbvia de obesidade em nossos animais de estimação é o excesso de alimento.

Porque eles comem demais? Pode ser devido a metabolismo alto, verminoses, carência afetiva, ansiedade, tentativa de chamar atenção, ração pouco nutritiva, medo de ficar sem comida caso haja mais de um cão.

“Comer demais” não implica só quantidade, mas também qualidade ou falta dela, como rações ou alimentos caseiros muito ricos em carboidratos e pobres em fibras (pão, bolachas, biscoitos, arroz, etc), além de petiscos pets industrializados oferecidos exageradamente.

Falta de atividade física também é um dos fatores importantes. Animais que vivem em apartamentos ou confinados em pequenos espaços e quase não saem para um passeio, são candidatos ao acúmulo maior de peso.

Prevenção e controle

O principal é a conscientização dos donos. Trocar uma guloseima por um carinho ou um tempinho para a brincadeira, fará com que eles fiquem muito mais felizes e não contribuirá para o ganho de peso. Não estou dizendo para tirar todos os petiscos, mas sim usá-los com moderação e se possível, reforçando atitudes positivas, como não pular nas pessoas, fazer xixi no lugar certo, entre outras. Acostume seu animalzinho a petiscos saudáveis e de baixo teor calórico, já existem vários no mercado pet.

Então fica a dica:

Um animal em seu peso ideal, que faz exercícios regularmente e recebe mais carinho, com certeza viverá por muito mais tempo ao seu lado.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.