Gerenciamento de tempo


Publicado em 14 de março de 2014

Produtividade, algo tão importante para quem trabalha na internet ou em qualquer outra área. No entanto, isso nem sempre é possível, é muito comum nos vermos abatidos e completamente improdutivos. Uma técnica muito importante para o aumento da produtividade é o Pomodoro.

Em 1980 o senhor Francesco Cirillo, criou uma técnica de Gerenciamento de tempo e melhoria da produtividade relativamente simples, denominado Pomodoro.
Esta técnica é baseada em ciclos de trabalho cronometrados em 25 minutos com intervalos regulares entre estes. Cada ciclo é chamado de pomodoro, e o objetivo é focar totalmente em apenas uma tarefa específica, sem interrupções ou distrações. Ao final de cada pomodoro, uma pausa rápida de 3 a 5 minutos é obrigatória, e a cada 4 pomodoros uma pausa mais longa deve ocorrer – levando de 20 a 30 minutos, tempo suficiente para que o cérebro descanse, absorva as informações e se prepare para o próximo pomodoro.

Além da divisão do tempo, a técnica inclui iniciar o dia de trabalho criando uma lista com as tarefas que serão realizadas em cada ciclo, a medida que são concluídas, devem ser riscadas da lista.

O uso de um cronômetro de cozinha em formato de tomate para gerenciar cada pomodoro é o símbolo dessa técnica, mas existem inúmeros aplicativos mobile que simulam esta função de forma bastante específica e eficiente. Dentre esses, o Clockwork Tomato, da publicadora Phlam, é um dos mais bem avaliados, o qual é encontrado gratuitamente na GooglePlay, para download.

O aplicativo é basicamente um cronômetro extremamente especializado, com visual de relógio analógico e um botão para pausar e retomar a cronometragem. Além disso, opções específicas para a Técnica Pomodoro de Produtividade estão embutidos em suas configurações, permitindo uma personalização completa da duração de cada ciclo, duração de intervalos e quantidade de ciclos até que intervalos longos ocorram, além de definições de cores e alertas sonoros.

Um atrativo adicional que o aplicativo possui são suas estatísticas, que mostram por meio de gráficos simples e claros como cada pomodoro foi executado em um dado período, exibindo interrupções, pausas em excesso e evoluções de desempenho.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.