Giro Nacional – 08/11/2019


Publicado em 8 de novembro de 2019

Sífilis alcança maior índice no Brasil desde 2010

Apesar de sucessivos alertas nos últimos anos, o Brasil não conseguiu frear o avanço da sífilis e registra o maior número de casos da doença desde 2010, quando a notificação passou a ocorrer de forma regular, segundo o Ministério da Saúde. Só em 2018, foram 158 mil casos de sífilis adquirida, o equivalente a 75 casos a cada 100 mil habitantes. A doença é transmitida por relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas ou da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto.

Governo propõe fundir municípios de pequeno porte

O governo de Jair Bolsonaro propôs fundir municípios pequenos e com baixa arrecadação, além de restringir a criação de novas prefeituras. A proposta foi entregue nesta terça-feira (5) ao Congresso Nacional. Se aprovada pelos deputados, 1.254 municípios seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026. Isso representa 22,5% do total de municípios do país.

PEC deve transferir até R$ 500 bi a estados e municípios

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (5) que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do pacto federativo deve promover transferência de até R$ 500 bilhões a estados e municípios nos próximos 15 anos para as áreas de saúde, educação, saneamento e segurança. As informações desta coluna são do jornal Folha de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.