Giro Nacional – 16 de setembro de 2016


Publicado em 16 de setembro de 2016

Quase 90% das prefeituras paulistas estão em situação fiscal difícil ou crítica

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revela que 87,4% das prefeituras paulistas estão em situação fiscal difícil ou crítica. A Federação das Indústrias afirma que o problema é estrutural e semelhante ao enfrentado pelos governos estaduais e federal: está relacionado ao elevado comprometimento do orçamento com gastos obrigatórios, especialmente com o funcionalismo, o que em momentos de queda de receita se traduz em elevados déficits.

Governo envia reforma da Previdência ao Congresso

Aconselhado pela área econômica e pela Casa Civil, o presidente Michel Temer decidiu encaminhar a proposta de reforma da Previdência para o Congresso. A proposta está praticamente fechada. A ideia é fixar idade mínima de aposentadoria em 65 anos para homens e mulheres. Isso vale para homens com até 50 anos. No caso de mulheres e professores, até 45. Acima disso, será criado um período de transição para quem está perto de aposentar.

Lula é denunciado pelo MPF por corrupção

O Ministério Público Federal denunciou Lula, sua esposa Marisa Letícia, o presidente de seu Instituto, Paulo Okamotto, e outras cinco pessoas por corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Lula é apontado como recebedor de vantagens pagas pela empreiteira OAS no tríplex do Guarujá. A Operação Lava Jato requereu o bloqueio de R$ 87 milhões dos denunciados em ação que tem Lula como alvo central de um esquema de corrupção na Petrobras. As informações desta edição do Giro Nacional são da Folha de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.