Giro Nacional – 20 de maio de 2016


Publicado em 20 de maio de 2016

Desemprego castiga os mais qualificados

A demissão de funcionários com curso superior saltou 10,8% nos últimos 12 meses. Isso significa um corte de mais de 1 milhão de pessoas com alto nível de instrução. Os dados são de um levantamento feito pela Agência Estado. No topo do ranking, a carreira de administrador de empresas dispensou 26.244 profissionais no último ano. No mesmo período, 17.623 engenheiros civis perderam o emprego, bem como 10.616 advogados e 3.672 arquitetos, entre tantos outros profissionais qualificados.

Consumo no Brasil encolhe R$ 1,6 bilhão

Com as famílias endividadas e a alta taxa de desemprego, o consumo do brasileiro caiu bastante e deve chegar ao fim deste ano no mesmo patamar de 2010. Um retrocesso de seis anos, se descontado a inflação. Nesse período, o mercado consumidor encolheu R$ 1,6 bilhão.

Volkswagen pede férias coletivas a quase 90% dos empregados em fábrica no interior de SP

A Volkswagen pediu férias coletivas para quase 90% dos seus empregados em Taubaté, interior de São Paulo, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. A montadora tem 4,5 mil funcionários nesta fábrica, dos quais 4 mil entrarão em férias coletivas de 30 de maio a 18 de junho. A empresa alegou ao Ministério do Trabalho que precisa adequar o processo produtivo. A medida é tomada por causa da forte queda na venda de veículos no Brasil. No ano passado, o recuo foi de 26% e, no acumulado de janeiro a abril deste ano, a retração é de 27%. Nos últimos 12 meses, 11 mil vagas de emprego foram eliminadas pela indústria automobilística. Todas as informações desta edição do Giro Nacional são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.