Giro Nacional – 22 de julho de 2016


Publicado em 22 de julho de 2016

Crise dos Correios deve deixar cartas mais caras

Dentro das estratégias para sanear as finanças dos Correios, a administração da estatal estuda medidas que vão mexer no bolso de quem usa regularmente o serviço postal. A Folha de S. Paulo, fonte da notícia, apurou que a estatal negocia com o Ministério da Fazenda a revisão extraordinária das tarifas até o fim do ano. O diagnóstico é de que os preços cobrados pelo envio das cartas estão aquém do necessário para o equilíbrio financeiro da operação, mesmo após o reajuste recente de 10%.

44% da população não lê e 30% nunca comprou livros

Dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Ibope, são alarmantes: 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. O instituto ouviu 5.012 pessoas em todo o Brasil. Para 67% das pessoas ouvidas, não houve quem incentivasse a leitura em sua trajetória. Dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou a representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida pelo professor (7%). As mulheres leem mais: 59% são leitoras. Entre os homens, são 52%. A informação é do Estadão.

Saneamento: investimento reduzido e pouco acesso

Metade da população não tem acesso a coleta de esgoto no país e o saneamento é a área de infraestrutura que recebe o menor investimento na comparação com energia elétrica, telecomunicações e transportes. Esses são dados de um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria divulgados esta semana. O ritmo de investimento feito pelo Governo no setor é insuficiente para atender a meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, de universalizar o serviço até 2033. A informação é do UOL.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.