Giro Regional – 29 de julho de 2016


Publicado em 29 de julho de 2016

Michel Temer quer regime único na Previdência

O presidente interino Michel Temer autorizou um estudo para a criação de um regime único de Previdência, com regras iguais para trabalhadores dos setores público e privado. De acordo com a Folha de S. Paulo, fonte da notícia, o Governo formula o projeto de reforma a ser submetido ao Congresso. Isso seria peça essencial para equilibrar o orçamento e conter o endividamento público. Temer também quer uma idade mínima para se aposentar, como acontece em outros países.

Cresce total de alunos especiais em escolas comuns

A cada ano cresce o total de pessoas com deficiência em sala de aula comum: entre 2005 e 2015, o salto foi equivalente a “6,5” vezes, segundo o Inep. O total subiu de 114.834 para 750.983 estudantes especiais. O avanço da inclusão escolar é explicado tanto por políticas públicas quanto por mudança de mentalidade da população. O Supremo Tribunal Federal proibiu em junho que escolas cobrem taxas extras na mensalidade de crianças com deficiência. A informação é do portal G1, da Globo.

MEC corta bolsas do “Ciência sem Fronteiras”

O Governo Federal não vai conceder novas bolsas de intercâmbio fora do país para alunos de graduação pelo “Ciência sem Fronteiras”. A ideia do MEC é reformular o programa. O cancelamento foi revelado pelo portal UOL. O titular do MEC, Mendonça Filho, disse que os custos do programa pesaram na decisão. Segundo ele, a graduação no exterior equivale a financiar um curso de quatro anos no Brasil, ao preço médio que o MEC paga no ProUni e Fies, para três alunos. O “Ciência sem Fronteiras” custou R$ 3,7 bilhões em 2015 e atendeu 35 mil bolsistas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.