Grupo de jovens criam projeto para incentivar população a participar da política municipal


Publicado em 22 de junho de 2018
 Matheus Camargo Raitano e Felipe Camargo Raitano, idealizadores do “Transforma Iracemápolis” (Foto: Arquivo Pessoal Felipe C. Raitano)

Matheus Camargo Raitano e Felipe Camargo Raitano,
idealizadores do “Transforma Iracemápolis” (Foto: Arquivo Pessoal Felipe C. Raitano)

Um grupo de munícipes preocupados com a situação social e política do município criou um projeto nas redes sociais com o objetivo de criar uma cultura de participação política municipal. Os idealizadores do movimento, “Transforma Iracemápolis” são os irmãos Felipe Camargo Raitano, 24, e Matheus Camargo Raitano, 22, que com o apoio de outras 11 pessoas deram início ao projeto.

Inspirados em outros movimentos que deram certo os irmãos explicam que o principal objetivo é transformar Iracemápolis na melhor cidade do país para se viver através de mobilização e participação popular no processo de decisão política.

Felipe conta que o movimento desenvolverá ações em três áreas. “A primeira delas é a de Educação Política, onde buscaremos fortalecer o conhecimento popular sobre todo o processo político. A segunda área é chamada de Ações Sociais, onde o movimento buscará colocar em ação mudanças que são passíveis de serem feitas diretamente, sem interveções de terceiros, e através de nosso próprio esforço. A terceira e última, é a área de Debate Político que pretende ampliar a cultura de debater de forma séria assuntos políticos. Através desses três eixos, pretendemos fortalecer a formação de um cidadão capaz de transformar a realidade local”, explica.

AÇÕES

Com objetivos a longo prazo, o trabalho envolverá palestras, cursos de educação política e produção de conteúdo para as redes sociais. O grupo pretende usar a força de mobilização para arrecadar alimentos, plantar árvores, criar hortas comunitárias, grupos para a prática de esportes, realizar rodas de conversa sobre temas variados com a presença de especialistas, viradas políticas e ajudar a formação de novas lideranças locais.

“Todas essas ações vão depender do que as pessoas envolvidas estarão dispostas a fazer. A ideia é que com todo esse envolvimento, possamos criar um projeto popular de cidade para o futuro, levando em conta o que nós cidadãos temos a dizer”, completa Felipe.

O lançamento do movimento está marcado para este domingo, 24, na escadaria do Ginásio do Centro de Lazer. Os organizadores pedem que os participantes levem 1 litro de leite, 1 kg de trigo ou uma porção de legumes, que serão doados para a Oficina Mãe e para o Lar São Vicente de Paula. A programação completa pode ser encontrada na página do movimento no Facebook: www.facebook.com / Transforma Iracemápolis.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.