Horário de verão chega ao fim neste domingo


Publicado em 17 de fevereiro de 2017

Neste domingo (19), termina o horário de verão, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. A medida tem como objetivo economizar energia para o país com um consumo mais baixo no horário de pico, entre 18h e 21h, com a utilização da luz natural. O governo prevê uma economia de R$ 147,5 milhões com o horário de verão deste ano.

Embora a medida gere bons resultados para o país, grande parte da população reprova o horário de verão.

Há quem reclame da troca de horário por causa da dificuldade que enfrentamos em nos adaptar a mudança. De fato atrasar os ponteiros do relógio é fácil, difícil é atrasar o relógio biológico.

O fim do horário de verão é de mais fácil adaptação do que o começo, pois “ganhamos” uma hora a mais para dormir, por isso, o corpo se adapta mais rapidamente. Porém, a alteração de 60 minutos interfere no funcionamento do organismo provocando mal-estar e baixo rendimento nos primeiros dias após a troca.

Especialistas afirmam que o desequilíbrio do organismo ocorre nos cinco primeiros dias, mas embora a mudança cause impacto no corpo, não prejudica a saúde. Seguindo dicas simples, é possível passar pela mudança de horário de forma positiva.

A preparação deve ser feita pelo menos cinco dias antes da alteração, dormindo o máximo possível na semana anterior e mantendo uma alimentação equilibrada. Evite alimentos pesados e bebidas estimulantes como café e chá preto, principalmente no final da tarde. Atividades físicas à noite também devem ser dispensadas.

Os ponteiros devem ser atrasados à meia-noite deste sábado (18), portanto ainda dá tempo de se preparar e diminuir os desgastes da mudança.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.