Iracemapolense toma posse de cadeira em Academia de Letras do Brasil


Publicado em 12 de dezembro de 2014
Advogado recebeu a honraria no último dia 10 em cerimônia (Foto: Arquivo Pessoal)

Advogado recebeu a honraria no último dia 10 em cerimônia (Foto: Arquivo Pessoal)

No último dia 10, o advogado iracemapolense Leovegildo Rodrigues de Souza Junior (Dr. Léo) recebeu a diplomação empossando-o na cadeira nº. 44/ALB/RMC – Limeira/SP, na condição de membro vitalício da Academia de Letras do Brasil.

Indagado sobre a homenagem recebida, Dr. Léo disse que não esperava jamais ser agraciado por tal título, que é um prêmio para sua vida. Disse, ainda, que quando uma pessoa está assistindo uma novela, atrás daquele texto também tem um escritor, você vê um filme e, atrás daquele filme tem alguém que o escreveu, você lê a GAZETA, mas por trás também teve alguém que redigiu e, em sua trajetória de vida, teve a oportunidade de realizar inúmeras escritas, quer como jornalista, como político/ex-vereador e advogado.

Perguntado sobre quais motivos levaram a receber o título, respondeu que a princípio que não sabia o porquê de tal horaria, mas em contato com outros agraciados e membros da Assembleia, pode ter uma noção de que foram situações que chegaram ao conhecimento dos participantes da mesma, por matérias escritas em jornais, bem como por iniciativas de haver elaborado, juntamente com Patricia, sua esposa, o Código de Postura do Município de Iracemápolis, quando então vereador, por meio do Projeto de Lei nº. 41/1998, instituindo-o. Tendo sido Iracemápolis uma das primeiras cidades a ter Lei específica e necessária para direcionar o rumo de uma sociedade, sendo que tal Projeto de Lei continha 354 artigos, minuciosamente elaborados, tendo sido transformado em Lei Municipal.

Continuou dizendo que, além de outros, existia um Projeto de Lei, aprovado pela Câmara Municipal de Iracemápolis, que instituía a formação da Câmara de Vereadores Mirins na cidade e que seus componentes seriam votados através das escolas do município, na proporção de número de alunos, e que um dos projetos de destaque dos vereadores mirins daquela época, foi sobre a proibição de confecção e venda de armas de brinquedo parecida com as armas de fogo de verdade no tamanho e na cor e, posteriormente remetido aos Vereadores que compunham a Câmara Municipal de Iracemápolis, com aprovação por unanimidade, fato que também fora utilizado por outras cidades através da ideia oriunda dos Vereadores Mirins de nossa cidade. Ainda, quando o Governador do Estado de São Paulo, Mário Covas (já falecido) esteve visitando Iracemápolis, foi condecorado pelos Vereadores Mirins, aliás foi-lhe entregue um diploma de congratulações, aplausos e agradecimentos através da Câmara de Vereadores Mirins em mãos para o Governador, no coreto da Praça da Matriz, naquela ocasião pelo Vereador Mirim Moisés Olivatto, hoje nosso Diretor da Cultura e Presidente do DEM.

Ainda foram citadas colunas escritas no jornal que pertencia a Jorge Palma, no Jornal Agro e, nos últimos dias, reportagens na Gazeta de Iracemápolis.

Dr. Léo encerrou dizendo que “tudo que pudermos fazer para ajudar nossa cidade e região o faremos, principalmente em se tratando de cidadania. Quanto a honraria do título de membro efetivo da Academia de Letras do Brasil/Região Metropolitana de Campinas/SP – ALB-RMC, não mediremos esforços para estarmos a sua altura”, disse.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.