Iracemápolis: 130 anos de fundação


Publicado em 30 de abril de 2021

A página do Wikipédia, ano após ano, registra erroneamente um ano a mais para a fundação de Iracemápolis. Que fique claro: na segunda-feira, dia 3 de maio, Iracemápolis chega a 130 anos de fundação e 67 anos de emancipação político-administrativa.

Citamos o site porque, bastante popular, ele é muitas vezes utilizado como fonte de pesquisa. Recentemente, uma empresa colocou uma enorme placa em sua fachada parabenizando o aniversário da cidade e errando a idade! Pesquisou em fonte errada.

A documentação comprovando os 130 anos é diversa, a começar pela maior delas, o livro “Fatos e Retratos”, do professor José Zanardo. O site oficial de Iracemápolis, bem como as divulgações oficiais da prefeitura, também mostram o correto.

Considera-se o ano de 1891 como o de fundação do povoado de Santa Cruz da Boa Vista, alterado mais tarde para Iracemápolis, em virtude de ter a povoação se instalado em terras da Fazenda Iracema.

Outro erro (esse muitos sabem) diz respeito à “iracemapolense”, como nós, habitantes, nos tornamos conhecidos. O mais correto seria, de acordo com as normas da língua portuguesa, “iracemapolitano”, conforme também registra o livro de Zanardo. Afinal, “polis” na formação do gentílico dá origem a “politano”, e não a “polense”.

Sobre esse último fato, seria interessante se a Câmara pensasse em corrigi-lo, alterando a legislação conforme necessário. Com o tempo, nos acostumaríamos com o certo.

Os comentários estão desativados.