Iracemápolis é contemplada com verba para ETA

Recurso servirá para sistema de tratamento, desidratação e disposição final do lodo da Estação


Publicado em 28 de março de 2014
Prefeito e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Prefeito e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

O prefeito Valmir Gonçalves de Almeida esteve essa semana em São Paulo para receber o valor de R$ 1.606.506,97 referentes a um convênio com o Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O projeto foi cadastrado em maio de 2013 e a verba será utilizada para a implantação do sistema de tratamento, desidratação e disposição final do lodo da ETA (Estação de Tratamento de Água). A partir do próximo mês, a prefeitura vai abrir licitação para contratar a empresa responsável pelo serviço.

Para ser contemplada com o convênio, a prefeitura teve que dar de contrapartida o valor de R$ 178.500,00. Segundo o prefeito, é a primeira vez que Iracemápolis recebe este trabalho. “Estamos atendendo as legislações ambientais vigentes e, acima de tudo, contribuindo para a economia da água já que não tínhamos este equipamento que faz a separação dos elementos sólidos e líquidos que são dispensados durante a lavagem dos filtros”, afirmou o prefeito.

Em janeiro deste ano, a prefeitura iniciou a construção dos leitos de secagem para o desassoreamento da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto. O trabalho, que será finalizado no prazo de um ano tem o objetivo de aumentar a eficiência do tratamento do esgoto na cidade.

“É uma obra muito importante para o município. Iracemápolis cresceu e o tratamento que está sendo realizado hoje precisa de melhorias para acompanhar o desenvolvimento da cidade, já que prezamos por um crescimento sustentável com qualidade de vida”, destacou Valmir.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.