Iracemápolis integrará a Região Metropolitana de Piracicaba


Publicado em 25 de junho de 2021

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, assinou um projeto de lei que criará a Região Metropolitana de Piracicaba, uma iniciativa importante para toda região. Iracemápolis é parte desse projeto. Para esclarecer, Região Metropolitana é um conjunto de cidades interligadas entre si, ao redor de uma cidade “central” e mais desenvolvida. O objetivo é facilitar a integração de empresas, indústrias e consumidores, criando projetos em conjunto e reivindicando aos governos de outras esferas — estadual e federal — pautas comuns.

Com isso, as cidades ganham força para planejar e aplicar projetos de infraestrutura e integração de modo coletivo.
A Constituição Federal de 1988 determina que são os governos estaduais os responsáveis por estipular as regiões metropolitanas, através de lei. No caso aqui citado, o Governo do Estado definiu as seguintes cidades como “satélites” de Piracicaba: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

Esses 25 municípios, juntos, têm mais de 1,5 milhão de habitantes. Para marcar a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, Doria anunciou obras em diversos pontos, sobretudo para ações que “unem” as cidades e, por isso, interessam à região como um todo. Entre essas ações, está a liberação de R$ 18 milhões para melhorias na Rodovia SP-151, no trecho que interliga Iracemápolis e Limeira.

Os comentários estão desativados.