Iracemápolis recebe reunião do Aglomerado com foco em segurança

Encontro contou com o alto escalão da Segurança do Estado de São Paulo


Publicado em 15 de agosto de 2014
Coronel da PM, Humberto Gouvêa Figueiredo, com vereadores durante reunião (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Coronel da PM, Humberto Gouvêa Figueiredo, com vereadores durante reunião (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Foi realizado na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Iracemápolis, o encontro bimestral do PRAUP – Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O evento foi intermediado pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, que teve como representante o advogado Marinho.

A reunião foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Limeira, Roney Martins, que, na ocasião, apresentou o coronel da Polícia Militar, Humberto Gouvêa Figueiredo, que foi questionado sobre segurança pública. O coronel tem como responsabilidade o policiamento de 50 cidades que abrangem o CPI 9 – Comando de Policiamento do Interior com sede em Piracicaba do qual ele é responsável há cerca de 3 meses.

Segundo o coronel, a PM realiza seus trabalhos fundamentados em planejamentos prévios e nunca de forma aleatória. “A distribuição do efetivo da Polícia Militar, no Estado de São Paulo, que hoje conta com um efetivo de 95 mil homens e mulheres, se dá de acordo com os problemas de cada cidade”, explicou o coronel. Anualmente são formados 6 mil policiais.

O responsável regional da PM disse que tramita na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que, se aprovado, criará o registro único de ocorrência. “Atualmente os policiais, quando realizam flagrantes, têm de apresentar a ocorrência na Polícia Civil, sendo que as viaturas permanecem paradas quando isso acontece”.

Também esteve presente o representante da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ely Vieira de Faria, que abordou a segurança abrangendo todo o Estado de São Paulo, focando as 22 cidades que fazem parte do Aglomerado.

Além do presidente da Câmara Donizete Stein e dos vereadores Pedrão do Noé, Juca do Ponto e William Mantz – todos membros do Parlamento –, Valzinho do Correios, Valdenito Gonçalves de Almeida, Messias Humberto de Oliveira e José Carlos Padovan participaram da reunião.

O prefeito de Iracemápolis Valmir Gonçalves de Almeida e o coordenador de segurança municipal Gilberto Michel também prestigiaram a reunião que contou ainda com a presença do delegado seccional de Limeira, Miguel Escrivão.

O vereador Donizete Stein, juntamente com os demais vereadores iracemapolenses presentes, questionou o delegado Ely Vieira de Faria – responsável pela Segurança Pública Estadual sobre a falta de um delegado em nossa cidade, sendo que um estudo deverá ser feito para suprir a necessidade premente.

O evento teve representantes de Conchal, Rio Claro, Limeira, Analândia, Cordeirópolis, Charqueada, Capivari, Araras e Elias Fausto. A próxima sessão do PRAUP será no dia 14 de outubro, às 9h, em Águas de São Pedro.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.