Janeiro Branco chama atenção para a importância da saúde mental


Publicado em 7 de janeiro de 2022

Cuidar da saúde da mente é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo. A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde mental.

A equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Iracemápolis – destaca que a saúde física e a emocional estão interligadas. Por exemplo, uma boa alimentação e exercícios favorecem nosso humor e bem-estar. Da mesma forma, que cuidar das emoções e da mente proporcionam bons efeitos em nosso corpo.

“No momento em que estamos vivendo, diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia, além de outras situações, se torna ainda mais fundamental falarmos sobre a importância da saúde de nossa mente. Por isso, o CAPS destaca que possui equipe especializada para orientar à população na busca por atendimento”, explica a coordenadora do espaço Suzana Cardoso.

A campanha Janeiro Branco defende que todos têm direito à saúde mental e o mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeço. Por isso, aproveita-se o momento para que a saúde mental entre em pauta como uma das prioridades para o novo ano e, também, buscando romper com o preconceito em relação à procura por apoio psicológico e psiquiátrico.

A campanha Janeiro Branco foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão e acontece desde 2014. É uma forma simbólica, como as demais campanhas: Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, de convidar a população a refletir sobre uma causa e buscar tratamento.

ONDE BUSCAR AJUDA

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Iracemápolis está situado na Rua Cesarino Borba, 565 – Centro. O CAPs oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico psiquiatra, assistente social, psicólogos entre outros especialistas. Interessados podem entrar em contato pelo 3456 – 0905.

Os comentários estão desativados.