Laranja não é só fonte de vitamina C


Publicado em 7 de fevereiro de 2014

A maioria das frutas cítricas é proveniente da Índia e da China, onde eram cultivadas há aproximadamente 3.000 anos. Elas chegaram ao Ocidente somente após o descobrimento do continente asiático pelos exploradores. Atualmente elas são o principal tipo de fruta tropical e subtropical cultivada no mundo, sendo a produção mundial de 74 milhões de toneladas. Dentre os cítricos mais populares as laranjas (Citrus sinensis) tem um papel de destaque, pois representam 70% da produção total. A popularidade da laranja não está associada somente ao seu sabor característico e custo acessível, mas principalmente aos seus benefícios a saúde. A laranja é reconhecida como um alimento fonte de vitamina C, mas a sua contribuição para a saúde vai além desse fato.

Ela é um alimento com alto valor nutricional, possui quantidades consideráveis de vitaminas e minerais como o beta caroteno, folato e potássio. Outra característica dessa fruta é que ela é rica em fibras e compostos bioativos conhecidos como os flavonoides hesperidina e naringenina. Todos esses nutrientes e substâncias juntos atribuem ao suco de laranja benefícios à saúde que foram amplamente estudados. Segundo pesquisadores do UT Southwestern Medical Center, a ingestão diária de um copo de suco de laranja pode prevenir a ocorrência de cálculos renais. Estudos realizados na Universidade de Harvard também mostraram que o consumo diário de um copo de suco de laranja favorece a redução do mau colesterol e aumento do bom colesterol.

A pesquisa desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara concluiu que o consumo regular de suco de laranja está associado à menor incidência de hipertensão arterial e obesidade em homens. Para aproveitar todos os benefícios do suco de laranja é necessário consumi-lo in natura. Outra dica importante é de preparar o suco somente no momento em que for consumir e se fizer com antecedência guardar sob-refrigeração em recipiente opaco e com tampa para evitar a perda dos nutrientes e compostos bioativos.

Nádia Isaac da Silva – CRN3:11113 – Nutricionista e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Especialista em Alimentos Funcionais e Alimentação para Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.