Laudo da Cetesb aponta que água da represa está saudável

Os testes apontam que a qualidade da água não está alterada com o aparecimento de plantas aquáticas


Publicado em 20 de junho de 2014
Apesar das plantas, água não apresenta contaminação (Foto Gazeta de Iracemápolis)

Apesar das plantas, água não apresenta contaminação (Foto Gazeta de Iracemápolis)

Os testes realizados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, na represa de Iracemápolis apontam que a água está saudável.

Os resultados dos exames feitos pelos técnicos da companhia a partir de amostras da água, recolhidas na última semana. Os testes, segundo ele, apontam que a qualidade da água não está alterada com o aparecimento de plantas aquáticas no ambiente e que remover ou não cabe à Prefeitura.

O PH da água está com 7,2 o que, segundo ele, é um índice quase neutro. O cloreto está com 4,1 miligramas por litro. Esses números são bons e indicam que não há alteração na qualidade.

O exame também analisou o DBO, que identifica a presença de matéria orgânica na água. O resultado foi menor que 2 e indica que não há roubo de oxigênio ou seja, o ambiente também não está alterado para os seres que vivem na represa, como os peixes.

O DQO mostrou menos de 50 mililitros por litro. O resultado também apontou que o nitrogênio nitrato está em 0,08 e nitrogênio nitrito em 0,02 por litro.

Os sólidos totais estão em 62 miligramas por litro. O oxigênio dissolvido está em 6,9. “Os dado apontam que está tudo em ordem com a represa e que o abastecimento não está prejudicado”.

O prefeito Valmir Almeida declarou que está satisfeito em saber que a água está saudável e que a remoção será estudada.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.