Lave bem as mãos, cuide dos idosos e cuidado com as fake news


Publicado em 19 de março de 2021

Precisamos de um esforço coletivo para conter a pandemia do coronavírus. Para isso, é preciso que cada um faça a sua parte e se organize para manter tudo o mais higienizado possível.
Entre as ações mais simples e eficazes, lave as mãos com frequência, tenha álcool em gel por perto e fique pelo menos a um metro de distância do colega ao lado. Não cumprimente as pessoas com beijo ou aperto de mão, todos vão entender.
Essas são recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde, replicadas à exaustão pelos governos e pela imprensa. Elas devem ser amplamente adotadas.
Outra coisa importante: procure se informar sobre a doença com gente que entende do assunto. Cuidado com as fake news, tem gente que só pensa em like no Facebook e só quer aparecer. A informação correta também é um meio de prevenção.
O presidente Jair Bolsonaro, contrariando evidências científicas, vive pedindo para que o país suspenda a quarentena e volte à “normalidade”. Vale lembrar que o presidente já chegou a dizer que o coronavírus é apenas uma gripezinha.
Mas não é.
Nesse tempo de enfrentamento do novo coronavírus, a Gazeta pede aos leitores e leitoras que sigam aquilo que os médicos e profissionais de saúde estão dizendo: permaneçam em casa e ajudem a reduzir a circulação do vírus em nosso país. Não importa sua preferência política ou partidária: se os profissionais de saúde recomendam manter a quarenta, vamos mantê-la.

Os comentários estão desativados.