Lave bem as mãos, cuide dos idosos e cuidado com as fake news


Publicado em 20 de março de 2020

Precisamos de um esforço coletivo para conter a pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Para isso, basta que cada um faça a sua parte e se organize para manter tudo o mais higienizado possível.

Entre as ações mais simples e eficazes, lave as mãos com frequência, tenha álcool em gel por perto e fique pelo menos um metro de distância do colega de trabalho. Evite cumprimentar as pessoas com beijo ou aperto de mão, todos vão entender.

Essas são recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde, replicadas à exaustão pelos governos e pela imprensa. Elas devem ser amplamente adotadas.

Por ora, o que se sabe é que o vírus foi transmitido pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, e está chegando a todos os países, pois as pessoas viajam e levam o vírus de um lado para o outro. Ainda não existe vacina. Porém, cientistas já identificaram o material genético do vírus e começaram o processo que levará, daqui a algum tempo, a fabricação de uma vacina. Enquanto esse dia não chega, proteja principalmente os idosos, vamos cada um fazer a nossa parte.

Outra coisa importante: procure se informar sobre a doença com gente que entende do assunto, em sites e jornais que tenham responsabilidade. Cuidado com as fake news, tem gente que só pensa em “like” no Facebook e só quer aparecer. A informação correta também é um meio de prevenção.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.