Lei ambiental completa um mês com apoio da população


Publicado em 1 de agosto de 2014
Moradora foi abordada e orientada a fazer o descarte correto (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Moradora foi abordada e orientada a fazer o descarte correto (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A nova legislação ambiental de Iracemápolis completa hoje um mês. Um balanço do setor de Relação do Meio Ambiente mostrou que foram feitas 50 notificações sobre o descarte irregular de materiais, mas não houve multas devido ao apoio da população que tem atendido às orientações do Pelotão Ambiental.

Das 50 situações, dez foram flagradas após denúncias anônimas e as outras quarenta, por meio da vigilância do Pelotão Ambiental que percorre as ruas. “Percebemos que logo após a notificação, que é o aviso e orientação do pelotão, o munícipe prontamente dava destinação correta aos materiais e não houve multa”, comentou o diretor de relação do meio ambiente, Murilo Nolasco.

Com a vigência da lei, começaram o funcionamento de dois ecopontos. Nos primeiros dias, 60 pessoas passaram pelos locais. Do material entregue, que ainda não atingiu a primeira tonelada, 50% é comporto por material de jardinagem, 25% de restos de construção civil, 20% são produtos recicláveis e 5 % é composto por cacarecos que são eletrodomésticos e móveis inservíveis.

De acordo com Nolasco, o cumprimento da lei trouxe benefícios como a limpeza das vias, destinação adequada e também na economia. Um balanço do setor mostrou que o caminhão que percorria as ruas para recolher os materiais fazia cerca de 91 viagens. Neste mês, o número caiu para 50.

Esses caminhões recolhiam os materiais e encaminhavam à área para separação dos materiais. Com o sistema de Cata Cacarecos, quando o caminhão passa pelas regiões da cidade e recolhe mobílias e eletrodomésticos não mais usados, foram recolhidas 35 peças.

ÁREAS VERDES

As áreas verdes são o próximo desafio do setor porque é mais difícil flagrar os responsáveis pelo descarte nestes locais. No Centro, na última semana, uma moradora iria jogar um saco em um terreno baldio. “Orientei a mulher a dar a destinação correta que é encaminhar o material ao ecoponto”, disse.

“São quatro os bairros mais problemáticos e agora faremos uma ação específica nesses locais”.

DENÚNCIAS

Denúncias sobre o descarte irregular podem ser feitas pessoalmente na Prefeitura, no setor de protocolo, ou pelo telefone 3456-9200. Um ecoponto está instalado próximo à rodoviária, na Rua Douglas Evangelista Picolli, Centro, e outro na Rua João Basso Filho, no Residencial Aquárius. “O saldo do primeiro mês é muito positivo para nós. Há outras ações em planejamento, mas o importante é que as pessoas acolheram as mudanças”, finalizou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.