Limeira desiste de reconstruir a ponte do Kempe


Publicado em 29 de maio de 2020

Os Municípios de Limeira e Iracemápolis haviam firmado uma parceria para reconstruir a ponte que liga as estradas rurais LIM-335, de Limeira, e IRC-261, de Iracemápolis, mais conhecida como “ponte do Kempe”.

Pela parceria, a Prefeitura de Limeira entraria com mão de obra e equipamentos, enquanto a de Iracemápolis compraria o material necessário. Para a parceria ser efetivada, uma Lei Municipal foi aprovada na Câmara de Iracemápolis.

A ponte está na divisa entre as duas cidades.

MUDANÇA DE PLANOS

No entanto, no último dia 20, a Prefeitura de Limeira comunicou a desistência da obra em documento oficial assinado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto de Campos Guidi. Os motivos do cancelamento são “os efeitos econômicos causados pela pandemia da covid-19″, que reduziram as arrecadações municipais.

“Comunicamos que a Prefeitura de Limeira terá de suspender por tempo indeterminado os entendimentos referentes às obras de recomposição da ponte de concreto localizada no Ribeirão Águas de Serra, na divisa entre os Municípios”, diz o documento.

POSIÇÃO DE IRACEMÁPOLIS

A Prefeitura de Iracemápolis informou que, sem a parceria, há dificuldade em terminar a obra. Os moradores das áreas próximas foram comunicados, e uma nova alternativa precisará ser encontrada.

O prefeito Fábio Zuza entrou em contato com o prefeito de Limeira, Mário Botion, para abordar o assunto, e recebeu a informação de que, de fato, a cidade vizinha irá segurar recursos financeiros por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Estávamos trabalhando os trâmites licitatórios para comprar o material, mas sem uma parceria com Limeira, não há recurso suficiente para seguir com o planejamento”, disse.

A estrutura passa sobre o Ribeirão Coqueiros e dá acesso a rodovias. Ela foi interditada por decisão da Defesa Civil das duas cidades, medida que levou em conta as condições estruturais da ponte, como danos em alas de proteção e risco de desmoronamento na passagem de usuários.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.