Luta antimanicomial


Publicado em 20 de maio de 2016

Na última quarta, 18 de maio, foi Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento propõe, no cenário nacional, reflexões acerca de políticas públicas em saúde mental.

É um movimento que começou na década de 1980, tendo por objetivo a substituição de Hospitais Psiquiátricos por serviços abertos e acesso a tratamento humanizado, de atenção à diversidade de intervenções, respeitando o momento em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Assim, a luta antimanicomial é a busca da liberdade, do direito do convívio em sociedade, do acesso à saúde integrativa, sem que o indivíduo tenha que abrir mão de sua representação como cidadão.

Em Iracemápolis, a Secretaria de Saúde trabalha para contribuir com munícipes que necessitam desse tipo de acompanhamento. É elaborado um Projeto Terapêutico para esta população específica, e uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deve ser inaugurada em breve anexa ao Pronto Atendimento Municipal.

De modo geral, graças a um trabalho que vem de muitos anos (até mesmo décadas), Iracemápolis sempre foi referência quando se trata de respeito com as questões que envolvem saúde pública.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.