Luto: Mendes Thame morre aos 75 anos


Publicado em 30 de abril de 2022
Thame foi autor de diversas leis importantes; entre elas, a lei do microempreendedor individual (MEI) (Foto: Divulgação)

Thame foi autor de diversas leis importantes; entre elas, a lei do microempreendedor individual (MEI) (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame morreu na manhã de quinta-feira (28) aos 75 anos. Ele tratava uma doença degenerativa e teve uma parada cardiorrespiratória.

Segundo sua assessoria, Thame estava fazendo tratamento para uma artrose de sistemas múltiplos. Ele foi internado na manhã de quinta-feira no Hospital Unimed após ter passado mal, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O velório ocorreu na Câmara Municipal de Piracicaba, recepcionado pela guarda de honra da Guarda Civil Municipal. A Prefeitura de Piracicaba decretou luto oficial de três dias pela morte do político. A de Iracemápolis, idem.

Thame foi casado por 25 anos com Nancy Thame, ex-vereadora de Piracicaba e atual secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba. Deixa uma filha, Sofia Ferruzzi Thame, de 24 anos.

TRAJETÓRIA

Mendes Thame nasceu em 13 de junho de 1946 em Piracicaba. Foi fundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ao qual esteve filiado até 2016, e nos últimos anos esteve filiado ao Partido Verde (PV).

Foi prefeito de Piracicaba entre 1993 e 1996, e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo entre 1999 e 2000. Teve sete mandatos como deputado federal entre 1987 e 2019.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), foi também professor do Departamento de Economia da Esalq.

Foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), o primeiro comitê de bacias instalado no Estado de São Paulo, em 1993.

Na área ambiental, representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008), Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012).

Como deputado, foi autor de diversas leis que contribuem para o desenvolvimento do país. Entre elas, a lei do microempreendedor individual (MEI). O projeto beneficia cerca de 10 milhões de pessoas que antes viviam na informalidade, como ambulantes e donos de pequenos comércios, entre outras ocupações.

Em diversas eleições, Thame foi o deputado mais votado em Iracemápolis.

Os comentários estão desativados.