Maestro Lucas Guedes fala sobre benefícios da música na sociedade

Músico traz à cidade projetos voltados à vivência musical


Publicado em 9 de fevereiro de 2018
Lucas Guedes: “O jeito mais fácil de promover o conforto de uma sociedade é através da arte" (Foto: Arquivo Pessoal Lucas Guedes)

Lucas Guedes: “O jeito mais fácil de promover o conforto de uma sociedade é através da arte” (Foto: Arquivo Pessoal Lucas Guedes)

Estudos comprovam que estudar música traz inúmeros benefícios. As vantagens da educação musical ultrapassam o âmbito pessoal e podem influenciar e gerar melhorias na sociedade como um todo. É o que garante o maestro Lucas Guedes, 23.

“O jeito mais fácil de promover o conforto de uma sociedade é através da arte. Ela traz cultura, que gera educação, que por sua vez gera menos violência. Menos violência traz saúde e saúde traz conforto. É um ciclo”, diz.

Graduado em regência orquestral e coral pela Unicamp (Universidade de Campinas) no ano passado, o músico decidiu voltar para Iracemápolis, onde hoje ministra aulas de canto, piano, composição e teoria musical. Atualmente dirige o coral “Noite Santa”, na Paróquia Jesus Crucificado, igreja onde deu seus primeiros passos na música ainda na infância. O retorno para sua terra natal, veio acompanhado do desejo de compartilhar o aprendizado e a experiência que a música lhe proporcionou desde a infância.

“Quero deixar um legado, uma marca como Lucas Guedes, inspirando outras pessoas a ter a mesma paixão que eu tenho pela música. Deixar uma sociedade inteira apaixonada por música é a mensagem que gostaria de passar na vida”, declara.

PROJETO

O maestro conta que deseja desenvolver na cidade um projeto, ainda sem data prevista para início, a fim de promover não somente o aprendizado, mas também a vivência musical.

Segundo ele, a educação musical vai além do ensino da música. “O ensino é pouco perto do que a sociedade precisa. Esse projeto busca o desenvolvimento da vivência da música na cultura da cidade, por meio da criação de orquestras, bandas e uma escola de música funcional”, explica.

Embora reconheça que vocação e talento facilitam no desenvolvimento musical, o regente explica que é possível se tornar um bom músico só com esforço e dedicação. “O segredo é gostar. O talento é um facilitador, mas sem ele é possível chegar a qualquer lugar, só com determinação, mas é claro que a batalha será muito maior”, afirma.

Quem deseja saber mais sobre o trabalho do maestro Lucas Guedes, pode entrar em contato com ele através do telefone 9 9817-7301 ou no endereço: Rua Jerônimo Ometto, 229, Jardim Carolina Ometto Pavan.

Mais informações podem ser obtidas através de sua página no Facebook/ Lucas Guedes.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.