Mais real, menos virtual


Publicado em 9 de fevereiro de 2017

Este ano o Facebook comemorou seu 13° aniversário. A rede social foi criada no dia 4 de fevereiro de 2004 como uma rede de comunicação de uma famosa universidade americana, mas foi no ano de 2010 que se tornou febre mundial. Hoje o site tem mais de 1 bilhão de acessos diariamente.

O Facebook é sem dúvidas a rede social mais popular de todas, e mudou a forma como as pessoas se relacionam. A rede, assim como outras vindas depois, de certa forma se tornou um “ponto de encontro” virtual, o que é preocupante, pois estamos cada vez mais isolados da realidade. É como se o ambiente virtual fosse um mundo paralelo ao real, para onde as pessoas migram diariamente.

Postar fotos, compartilhar mensagens e fazer amigos virtuais faz parte da rotina da maioria das pessoas e, é inegável que tem lá suas vantagens, mas o uso das redes requer autocontrole.

Psicólogos alertam que o uso exagerado da internet e das redes sociais, é capaz de alienar os indivíduos do mundo real, se tornando uma fuga dos problemas da vida, fazendo com que as pessoas tenham dificuldades em lidar com a realidade e consequentemente usem cada vez mais as redes a fim de fugir do mundo real, efeito parecido com o das drogas. Inclusive, já existem clínicas de recuperação para viciados em internet espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil.

Usar a internet, interagir nas redes sociais, é muito bom, mas o uso deve ser feito de maneira equilibrada para que possamos usufruir dos benefícios deste meio que tanto facilita nossas vidas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.