Mas afinal, o que é VERMINOSE?


Publicado em 16 de maio de 2014

Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado. Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vivem e suas condições de higiene.

Os sintomas da presença de vermes são: falta de apetite resultando assim na perca de peso, diarreia, vômitos, barriga abaulada, olhar triste, magreza, fezes moles e até mesmo vermes visíveis nas fezes do animal, podendo também ocorrer episódios de coceira na região anal.

O tratamento é simples e feito através de vermífugos, que são dosados de acordo com o peso de cada animal e administrados normalmente da seguinte maneira:

Filhotes: com 30 dias de idade realizamos a 1º dose de vermífugo, a 2º com 45 dias e a 3º com 60 dias.

Adultos: são duas doses anuais, de 6 em 6 meses, sendo que cada dose tem um reforço após 15 dias.

É muito importante que a vermifugação seja realizada em todos os indivíduos que estão ocupando o ambiente, para que não haja uma nova contaminação pelo animal que não recebeu a dose e continua infestado.

A importância da vermifugação não é apenas para melhorar a saúde de nossos animais, mas também para evitar zoonoses, que são doenças que passam do cão ou gato para o homem e muitas vezes são perigosas.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.