Mau agouro


Publicado em 7 de outubro de 2016

No caixa do supermercado os clientes aguardavam enquanto a operadora passava as compras de alguém. A operadora sorria e ouvia avidamente o que essa pessoa falava.

Quando a pessoa pegou suas compras e foi se afastando, a moça olhou para os próximos clientes na fila e sorrindo exclamou:

_ Lá vai uma das pessoas mais chiques que conheço.

Todos na fila olharam novamente para a pessoa em questão. Ela não estava vestida com roupas de grife e nem entrou num carro importado. Para quem não conhecia essa pessoa, ela parecia alguém comum, mas para quem tinha o prazer de conhecê-la, sabia muito bem o que a operadora queria dizer.

Aquela pessoa é chique porque ela sempre tem algo bom pra dizer. A gentileza faz parte de sua vida. Ela também sempre prezou o conhecimento, sempre quis buscar mais. A pessoa em questão também não dá lado para o mau agouro que acompanha os de língua dobre, os juízes de plantão, e ela também não alimenta fofoca. Jamais foi vista numa rodinha promovendo a discórdia e cavando covas com uma simples palavra distorcida. Com boa situação financeira, essa pessoa desde bem cedo lutou e conseguiu tudo honestamente, jamais esperou favores ou negociou benefícios.

Alguém pode pensar que a pessoa em questão deve ser idosa, pois com a idade geralmente vem mais sabedoria, mas não. Pelo contrário, a pessoa é mais jovem, talvez nos seus quarenta e poucos. Não vou falar se essa pessoa é homem ou mulher. Quem estava no supermercado aquele dia sabe quem é. E a operadora tem razão ao dizer que é “uma das” mais chiques, pois em nossa cidade tem outras assim: chiques, elegantes, que buscam aprender, acrescentar, que dão um passo além e saem daquele mundo pequeno para o mundo do conhecimento que salva, que abre portas e que alavanca por dentro e por fora.

Nos últimos dias onde se viu muita deselegância e pobreza de espírito, o desejo deve ser por mais pessoas chiques e elegantes que tragam algo bom. E que sejam exemplos para outras como a ávida operadora que certamente dará seu passo além na vida. E jamais se esquecer de se afastar do mau agouro. Quando ele aparecer, geralmente em forma de gente, pernas pra quem tem! Tem que correr pra longe…

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.