Moradores promovem abaixo-assinado contra instalação de empresa em Piracicaba


Publicado em 13 de novembro de 2020
Moradores se reunem em frente a empresa em busca de soluções (Foto: Divulgação)

Moradores se reunem em frente a empresa em busca de soluções (Foto: Divulgação)

Moradores do bairro Vila Nova promovem um abaixo-assinado contra a instalação da empresa Compfertil Indústria e Comércio de Composto Orgânico no bairro. Atualmente a empresa está no Godinhos e moradores de diversos bairros da região relatam ter problemas com o mau odor exalado.

De acordo com um dos organizadores, Marcos Longato, o documento já consta com 574 assinaturas e será protocolado na prefeitura na próxima semana. Também informa que foi protocolado no MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) uma representação pedindo a não instalação da empresa no bairro. Além do cheiro, a preocupação é quanto a possíveis impactos ambientais, uma vez que existem nascentes e lagos ao redor, além das residências próximas. No último sábado (7), moradores tiveram uma reunião a empresa.

De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em inspeção realizada “recentemente” na empresa – na atual instalação – constatou-se a emissão de substâncias odoríficas. O órgão afirma que “avalia as ações administrativas cabíveis”.

A Cetesb informou também que a empresa entrou com pedido de renovação da licença de operação, o qual está em análise, e que foi comunicada informalmente a intenção de realocação. “No entanto, não consta até o momento a solicitação de licenciamento ambiental para um novo endereço”, diz em nota.

A prefeitura informou que emitiu o certificado de uso do solo no dia 21 de outubro à empresa, “pois não há restrições em relação ao zoneamento” e que “cabe à empresa cumprir outros trâmites legais e ambientais para obter a autorização (ou não) para o funcionamento da empresa no local”.

Rafael Aloisi, proprietário da empresa afirma que na reunião vai explicar a atuação da Compfertil aos moradores e que a empresa tem investido em tecnologia para zerar o odor no processo.

O texto desta matéria, exceto este último parágrafo, e todas as informações contidas aqui foram retirados da edição online do Jornal de Piracicaba, em matéria assinada pela jornalista Andressa Mota. A fonte da notícia aqui publicada é www.jornaldepiracicaba.com.br, a quem damos os créditos.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.