Município passa a oferecer atendimento multidisciplinar aos recuperados da covid


Publicado em 25 de junho de 2021
Acompanhamento começará 14 dias após a alta para hospitalizados (Foto: Divulgação)

Acompanhamento começará 14 dias após a alta para hospitalizados (Foto: Divulgação)

Mesmo após receber a alta da internação por covid-19, muitos pacientes necessitam de acompanhamento devido a diversas sequelas que podem ser causadas pela doença. Pensando nesse público, a partir de hoje, o município de Iracemápolis passa a contar com um Ambulatório Pós-covid. O objetivo é oferecer um atendimento com uma equipe multidisciplinar, para aqueles que passaram pela hospitalização devido ao coronavírus. O atendimento será na Unidade de Saúde Noé Franco de Campos, localizada no Residencial Aquárius.

Será oferecido atendimento com o médico clínico geral, Dr. Gersel Moro, além de acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico. “Quando o médico identificar a necessidade de atendimento com outros especialistas, será feito também o encaminhamento a profissionais do município”, comenta o coordenador de Saúde, Juvenal Baptistella Chiocheti.

Ele explica que o acompanhamento começará 14 dias após a alta para hospitalizados em leitos de enfermaria e 21 dias após a alta daqueles que ficaram entubados. “Percebemos que os pacientes acabam permanecendo com muitas sequelas que dificultam sua qualidade de vida. Essas situações vão desde a traumas emocionais, problemas de alimentação e também de locomoção. Nosso objetivo é que essas pessoas tenham acesso a profissionais que atenderão de forma completa para a retomada de suas rotinas”, cita ele.

Hoje, a cidade possui um Ambulatório de Referência para atendimento da população para consultas e realização de testes. O segundo passo foi a criação de leitos, no Pronto Atendimento Municipal, para oferecer um atendimento de qualidade aos moradores que necessitam de internação e aguardam transferência. Agora, o Ambulatório Pós-covid, é o terceiro passo para completar esse atendimento.

A prefeita Nelita Michel destacou o compromisso do município com a saúde. “Estou muito grata por estarmos hoje iniciando esse trabalho com as pessoas que se recuperaram da covid-19. Tenho falado que a saúde tem sido uma prioridade para nós durante esses primeiros meses”, destacou a prefeita. Somente na enfermaria para a covid-19, desde o início das internações, o município já atendeu uma média de cem pacientes.

O coordenador de Esportes João Cleber, que é educador físico e especialista em Biomecânica do Movimento, fará o acompanhamento com a equipe da saúde, juntamente com professores do setor. Como parte do projeto, um Centro de Atividades Físicas Pós-covid será montado no salão maior do Centro de Lazer. “Nosso principal objetivo é devolver as funções que ficaram comprometidas ou se perderam por conta da internação ou doença. Vamos atuar para que esse paciente volte a realizar suas atividades diárias”.

A EQUIPE
Além do médico, Dr Gersel Moro, e do diretor de Esportes João Cleber também integram a equipe a psicóloga Elisandra Rizzo, a nutricionista Gabriela Gomes Ribeiro e a fisioterapeuta Fernanda Camila Boscaíno. O Conselho Municipal da Saúde também participou hoje do início dos atendimentos.

Equipe responsável pelo atendimento da unidade (Foto: Divulgação)

Equipe responsável pelo atendimento da unidade (Foto: Divulgação)

Os comentários estão desativados.