Nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar


Publicado em 10 de abril de 2020
Período de alistamento pela internet já começou e vai até o dia 30 de junho (Foto: Divulgação)

Período de alistamento pela internet já começou e vai até o dia 30 de junho (Foto: Divulgação)

Os jovens que irão completar 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho deste ano.

“O alistamento militar deve ser feito pela classe de 2002, ou seja, por todos os jovens nascidos de 01/01/2002 a 31/12/2002″, informou Marcial Mathias, responsável pela Junta de Serviço Militar.

De acordo com ele, os jovens têm seis meses para fazer o alistamento de forma online (alistamento.eb.mil.br) e, assim que fizerem o preenchimento pelo site, precisam imprimir o documento e procurar o setor, na Rua Pedro Chinelatto, 254, Centro, para saber a documentação que deve ser apresentada e retirar o boleto da taxa (conforme lei do artigo 224 do serviço militar).

Contudo, é preciso se atentar que, por causa dos acontecimentos relacionados ao novo coronavírus, a Junta de Serviço Militar está fechada temporariamente para atendimento ao público. Pelo decreto vigente da quarentena, até o dia 22 de abril.

“Em seguida, daremos início ao processo de impressão do documento de dispensa de incorporação, que será entregue no dia do compromisso à bandeira, em data ainda a ser definida”, disse.

Ele explicou que, geralmente, a data é marcada a partir de julho, mas, por causa dos acontecimentos relacionados à pandemia da covid-19, este ano pode haver alterações.

O alistamento deve ser feito pelos jovens nascidos em Iracemápolis ou que comprovem moradia de ao menos um ano na cidade, por meio de documento.

“Em nosso município não tem o Tiro de Guerra e, por isso, os alistados são dispensados do serviço militar após o compromisso à bandeira”, explicou. No entanto, quem se alista sem comprovar moradia é encaminhado para Campinas para passar por seleção.

PARA QUEM ESTÁ ATRASADO

Outra informação importante se refere aos atrasados com o alistamento. “O jovem em atraso com o compromisso militar, nascido em 2001, 2000 ou em classe anterior, deve procurar a Junta de Serviço Militar para o alistamento presencial, pois pelo site não vai conseguir mais fazer o alistamento”, frisou.

Neste caso, o jovem deve comparecer portando certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), cópia do histórico escolar (ou declaração de escolaridade para quem estiver cursando), RG e CPF (cópia) e um comprovante de endereço (conta de energia e água; se a casa for alugada, apresentar cópia do contrato de locação).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.