Necessidades e prioridades – Parte VIII Intelecto


Publicado em 12 de abril de 2019

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei (Bíblia); antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” – Josué 1:8.

Nenhum ser humano consciente na terra pensa, planeja ou faz algo para ser um fracassado na vida, isso é fato. Ninguém acorda de manhã e diz a si mesmo: vou fazer de tudo para ser um total derrotado em todas as áreas.Pois bem, desde cedo aprendemos que estudar inclui ler, reler, analisar e meditar, até memorizar, gravar ou decorar as lições dadas pelos pais, professores e educadores de um modo em geral.

Seja no ensino escolar ou em cursos e treinamentos profissionais, entre outros a pergunta é: entre ler um bom livro e assistir um filme que tem o mesmo conteúdo do livro, qual você escolhe?

Sabemos que a nossa mente é absolutamente magnifica para imaginar, desenhar e idealizar diversas imagens enquanto lemos as linhas de um livro, por outro lado ela também é muito folgada e sossegada. Quando tudo vem pronto (falo de filmes) apenas olhamos, nos emocionamos e gravamos as imagens mais chocantes para nós, mas sem nenhum esforço para pintar nosso próprio cenário. A leitura foi, é e sempre será a melhor academia para o cérebro. Ler alimenta e fortalece a mente mais do que qualquer excelente filme que possamos assistir.

Eu em particular já li a Bíblia toda por mais de 13 vezes e inúmeros livros de muitos tipos de gêneros. Sempre procuro pesquisar e analiso muito sobre todo tipo de assunto que está relacionado ao ser humano e seus comportamentos, pois sei que quem lê fala melhor, pensa melhor, raciocina melhor, responde melhor, enfim vive melhor consigo mesmo.

Ao obseravar uma simples conversa ou um debate sobre assuntos diversos, é possível perceber em poucos minutos quem lê e quem só assisti. Costumo dizer que o ser humano do pescoço para baixo é apenas uma “máquina” comandada pelo que há do pescoço para cima. Fica a pergunta: você do pescoço para cima é um esportista ativo (leitor) ou um sedentário enferrujado mentalmente falando?

Ler ou ver, o que é prioridade para você?

Paz de Cristo!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.