Nesta Páscoa, cuidado com o “petisco” de chocolate


Publicado em 22 de abril de 2014

Se você é o tipo de pessoa que adora compartilhar um pedacinho de chocolate com o seu melhor amigo para lhe fazer um agradinho, tome muito cuidado, pois você pode estar envenenando o seu cachorro.

Agora na páscoa devemos redobrar a atenção, com muitos ovos de chocolate espalhados pela casa, é fácil alguém desavisado ou uma criança oferecer chocolate ao cão. Fique atento também aonde você esta guardando para que o cão não tenha acesso a eles.

A maioria dos donos não sabe que embora o chocolate seja inofensivo para nós humanos, para os cães ele pode significar a morte.

A quantidade de chocolate que pode ser ingerida depende do tamanho do animal, mas cada indivíduo tem uma resistência diferente, por isso o melhor é afastar ao máximo o seu cão desse alimento. É mais seguro e saudável você comprar chocolates específicos para cachorros, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde.

O componente tóxico que o chocolate possui e afeta o seu cão é chamado teobromina, é facilmente metabolizado pelo organismo humano. Os cães não conseguem eliminar teobromina rápido o suficiente e acabam intoxicados.

Permitir que seu cão coma uma pequena quantidade de chocolate pode fazê-lo vomitar. Quantidades maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas.

Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.

Como curiosidade, os diferentes tipos de chocolate possuem nível diferente de teobromina. Chocolate branco é o menos perigoso, enquanto os chocolates mais escuros são os piores. Na dúvida, nunca de chocolate para o seu amigo. Existem muitas outras formas de agradá-lo sem correr riscos. Com bifinhos, biscoitos, snacks com formulação própria para eles.

Fale com um Zootecnista, ele saberá indicar o melhor tipo de petisco para seu cão.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.