Ninho Vazio


Publicado em 16 de maio de 2014

É bastante comum, em um determinado momento da vida dos pais, darem conta de que os filhos cresceram, e tomaram a decisão de começar um novo caminho de independência. Pode ser que esse novo caminho sempre esteve no sonho dos pais, como um casamento ou uma proposta de trabalho ou estudo fora da cidade em que moram os pais. Mesmo fazendo parte da vida e dos planos de pais e filhos, muitas vezes os pais se sentem abandonados e tristes. Ainda antes da idade adulta dos filhos, alguns pais podem apresentar certa resistência para lidar com a autonomia e independência dos filhos (o que resume que não necessita mais de todos os cuidados dos pais) e acabam por dificultar o desenvolvimento de tais habilidades dos filhos.

A síndrome do ninho vazio faz referencia ao sentimento de solidão gerado pela saída de um ou vários filhos de casa. Esta situação faz com que os pais deixem de se sentir importantes para os seus filhos e se sintam irritados e agoniados.
Como estratégias de enfrentamento a síndrome do ninho vazio, a primeira a se destacar é falar sobre o assunto e expor os sentimentos, contando se necessário com ajuda profissional. Os pais também devem aceitar uma nova perspectiva para a situação, avaliando os aspectos que podem contribuir para o próprio bem-estar e o relacionamento com o filho.

Ao longo da vida os pais podem ter sentido o desejo de realizar determinadas atividades, mas as exigências diárias (incluindo o cuidado com os filhos) fazem com que estas terminem sendo adiadas. É aconselhável que os pais avaliem as atividades que goste e se prepare para colocá-las em prática.

Raquel Deperon CRP 06/88996 Psicóloga – Especialista em Terapia Comportamental Atendimento a crianças,
adolescentes e adultos.

Contatos: (19) 3456.1364 / 98194.3794

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.