No 100º dia do ano, seguimos em crise


Publicado em 9 de abril de 2021

Amanhã, dia 10/04, é o 100º dia do ano. O primeiro trimestre passou, estamos abril adentro, mas, como nos memes da internet, parece que estamos presos no tempo, com tudo parado e um vírus levando nossos sonhos embora.

Os tempos de crise podem se tornar um aprendizado, um convite à reflexão. Com tudo o que tem acontecido, precisamos repensar nosso modelo de vida, aquele que já estávamos acostumados, como nos organizamos em sociedade, como lidamos com o trabalho e com a economia, e também nossa relação com a ciência e com a natureza.

A crise é sanitária, impacta a saúde pública, mas também é econômica, pois afeta o trabalho de todos. Em alguns países, como o nosso, a crise também é política, pois não existe entendimento entre os governantes. O presidente fala uma coisa, os governadores dizem outra.

O que estamos passando para enfrentar o coronavírus mostra a importância do diálogo para encontrar soluções e amenizar os impactos negativos na sociedade. Tão logo a vacina chegue a todos, será possível voltar à rotina, ainda que a um “novo normal”. Por ora, seguimos.

Os comentários estão desativados.